3 de abril de 2010

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE JEQUIÉ PARALISAM POR REAJUSTE DO PISO SALARIAL

Em assembléia realizada na manhã do dia (30/03/2010), no auditório da APLB/Sindicato, os trabalhadores e trabalhadoras em Educação da Rede Municipal aprovaram o dia 19 de abril como dia de Paralisação Municipal pelo Reajuste Salarial – Piso Nacional. Essa paralisação será considerada o Dia D, pois os trabalhadores em educação da rede municipal de Jequié estão em campanha salarial e, ainda, debatendo o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.
“A formação, a carreira, o salário e as condições de trabalho devem andar juntos no processo de valorização dos profissionais, pois, a luta pela qualidade da educação tem que esta associada a valorização profissional”, afirma Claudenice Barbosa, Diretora Geral da APLB/Sindicato.
A concentração do Ato será na APLB/Sindicato, às 08 h, de onde os trabalhadores sairão em caminhada até a sede da Prefeitura, local de realização de mais uma rodada de negociação.

1 de abril de 2010

Pusemos em marcha a revolução da educação, diz Lula




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (1º) que seu governo “revolucionou” a educação no país, e citou projetos e medidas provisórias destinados à melhoria da educação aprovados nos últimos oito anos. “Pusemos em marcha revolução da educação brasileira. Vários são os números que mostram universalização da qualidade da educação”, disse.

O presidente defendeu o aperfeiçoamento dos profissionais de educação e a aplicação em todos os estados do piso salarial para professores do ensino público. “Educação só se desenvolve com profissionais bem preparados, o casamento entre educação de qualidade e qualificação dos professores tem que ser indissolúvel”, disse.
Para Lula, o pagamento de bons salários para os professores é importante para garantir a dedicação deles na sala de aula. “Não é possível depositar confiança na professora que vai cuidar dos nossos filhos sabendo que ela não vai levar para casa o suficiente para cuidar da sua família”.

O presidente fez referência aos governos passados dizendo que a profissão de professor foi marginalizada. “Os professores tiveram ao longo dos anos a profissão judiada, sucateada”, disse.
O presidente voltou a lembrar que ele e o vice, José Alencar, não possuem diploma universitário, o que, segundo ele, não impediu que o governo investisse em educação. “Fui o presidente que mais construiu universidade nesse país”, afirmou Lula.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu, durante a cerimônia, que seja definida uma meta para a remuneração de professores. “Nós temos que dizer qual será a remuneração mínima do trabalhador em educação daqui a dois, quatro, seis anos”, disse. Segundo o ministro, a ideia é que, no futuro, a carreira de professor “não perca” em questão de salário para outras.

Lula e Haddad discursaram durante a Conferência Nacional da Educação. O evento, que contou com a participação de secretários estaduais, ministros e parlamentares, tem como objetivo discutir projetos para o Plano Nacional de Educação (PNE).

Multa 
 O presidente leu o discurso e falou de improviso apenas no final. Lula disse que optou por se ater ao que havia escrito para evitar multas por propaganda eleitoral antecipada.

Neste mês o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente em R$ 10 mil por ter supostamente feito campanha a favor da ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante a inauguração de uma obra do governo.

Dias antes, o ministro auxiliar do tribunal Joelson Dias determinou ao presidente o pagamento de R$ 5 mil também por propaganda antecipada. O plenário ainda deve decidir em definitivo sobre esta multa.

“Hoje eu vou ler o meu discurso. Hoje eu vou ler porque eu estou sendo multado todo dia e daqui a pouco eu vou ter que trabalhar o resto da vida para pagar multa, então eu vou me conter aqui e depois vou fazer um improviso rápido”, disse.

Democracia
Durante o discurso, o presidente defendeu a participação da sociedade civil nas ações de governo. Lula destacou que durante seu mandato foram realizadas 66 conferências. “É importante observar que desde 1941 o Brasil realizou 106 conferências. Em oito anos fizemos mais conferência do que todos os governos”, disse o presidente, que aproveitou para fazer críticas à oposição.

“Alguns dos nossos opositores acham que democracia é ato de silêncio, para nós a democracia é ato de múltiplas manifestações da sociedade brasileira”.

Após ter 'pulseira do sexo' arrancada, adolescente é estuprada em Londrina

 

Uma adolescente de 13 anos foi estuprada por pelo menos três rapazes, em Londrina (PR). O crime teria sido motivado pelo uso da  "pulseira do sexo", segundo a polícia. A vítima foi abordada por um grupo composto por quatro jovens depois de sair da escola, na região central da cidade, por volta das 12h do dia 15 de março. De acordo com a Polícia Civil, um dos envolvidos tem 18 anos e vai responder em liberdade pelo crime de estupro de vulnerável. Os demais já foram identificados, mas ainda não prestaram depoimento até a manhã desta quarta-feira (31).

A “brincadeira” das pulseiras funciona da seguinte forma: uma menina coloca diversas pulseiras de silicone coloridas no braço e um jovem tenta arrebentar um dos adereços. Cada cor representa um “carinho”, que vai desde um abraço até a prática de sexo; quem arrebentar receberá a “prenda” da dona da pulseira.

Segundo o delegado William Douglas Soares, o caso chegou ao conhecimento da polícia no dia 23 deste mês, quando a mãe e a garota relataram o ocorrido. "A menina disse que foi abordada pelo grupo e um deles arrancou a dita 'pulseira do sexo' que ela usava. Pela cor do adereço, ela teria de pagar uma prenda aos jovens. Ela se mostrou constrangida com o fato e acompanhou o grupo até a casa do rapaz de 18 anos. A menina não relatou que eles tivessem usado arma para isso."

Soares informou ainda que o encontro preliminar aconteceu no terminal de transporte coletivo central de Londrina, que registra grande movimento de estudantes no horário de saída das escolas. "A vítima e os envolvidos não se conheciam. Por isso tenho a convicção de que o crime só aconteceu por causa do uso das 'pulseiras do sexo'. Fica aqui o alerta aos educadores, pais e estudantes sobre isso."
A jovem está recebendo acompanhamento psicológico do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) desde o registro do caso. "Estamos esperando os laudos psicológico e do Instituto de Medicina Legal (IML) sobre as agressões sofridas pela menina", disse o delegado.

Soares informou ainda que o fato de a jovem ter acompanhado os agressores até a casa de um deles não tem importância no inquérito. "Trata-se de um caso de estupro de vulnerável, que independe de consentimento ou não da vítima, que neste caso tem menos de 14 anos, como rege a legislação."

Em caso de condenação, o rapaz de 18 anos pode cumprir pena que varia de 8 a 15 anos de reclusão. "No caso dos demais envolvidos, que são menores de idade, eles podem ser levados para medidas sócioeducativas ou até para internação, de acordo com o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]", disse o delegado.

30 de março de 2010

Confronto entre PM e professores fere 16 em SP; manifestantes recuam após bombas

Ao menos 16 pessoas --entre elas sete policiais-- ficaram feridas após confronto entre manifestantes e a PM, durante assembleia realizada pelos professores do ensino estadual de SP em frente ao Palácio dos Bandeirantes --sede do governo paulista--, de acordo com a Polícia Militar. Eles foram encaminhados ao hospital Albert Einstein.
Professores de SP são recebidos pelo governo
Professores aproveitam últimas dias de governo Serra para realizar protestar
Assembleia de professores fecha Giovanni Gronchi
No momento em que os professores subiam pela avenida Giovanni Gronchi com destino ao Palácio, em uma área considerada de segurança --e onde não são permitidas manifestações--, a PM jogou bombas de gás lacrimogêneo. Houve empurra-empurra e os professores decidiram recuar e voltar para a frente do estádio do Morumbi, onde estavam concentrados anteriormente. O clima é tenso e há muitas pessoas chorando por causa do gás que causa irritação nos olhos.
A tropa de choque o Águia, helicóptero da Polícia Militar, também estão no local.
O carro de som da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo) anuncia que há muitas pessoas feridas e pede ambulâncias. Um cinegrafista foi atingido e o carro de um veículo da imprensa foi totalmente destruído.
Além dos professores, há muitos estudantes e militantes partidários no protesto. Os manifestantes cantam o hino nacional a todo momento.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) bloqueou a avenida Giovanni Gronchi com a rua Erasmo Teixeira de Assunção, a avenida Morumbi com as praças Crepúsculo, Jorge João Saad e Santos Coimbra, e a avenida Professor Francisco Morato com a praça Jorge João Saad.
Greve continua
Terminou por volta das 18h30 a reunião entre uma comissão dos professores da rede estadual de São Paulo e funcionários do governo, no Palácio dos Bandeirantes. Não houve acordo, pois o governo disse que só haverá negociação se a paralisação terminar. Os professores alegam que acabam com a greve somente se houver acordo.
Os 11 diretores da Apeoesp negociaram o fim da greve --que começou no dia 8 de março-- com o secretário adjunto de Educação, Guilherme Bueno, e secretário adjunto da Casa Civil, Humberto Rodrigues.
Os professores, que realizaram uma assembleia nas proximidades do Palácio e decidiram manter a paralisação, entraram em conflito com a polícia. Durante a manifestação, uma pessoa chegou a desmaiar.
Na assembleia, os professores já marcaram novo ato na quarta-feira (31) no vão do Masp, na avenida Paulista, região central, às 15h, no mesmo dia que o governador José Serra deixa o cargo para ser candidato à presidência.
De acordo com os organizadores da assembleia há 20.000 pessoas. Já a Polícia Militar informou que há cerca de 5.000 pessoas na praça.

ASSEMBLÉIA GERAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL


A APLB/Sindicato convoca os trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Rede Municipal de Jequié-BA, da sede e dos distritos, para uma Assembléia Geral, nesta terça-feira (30/03), às 10h, em seu auditório, para discutir a seguinte pauta:
1 – ESTADO DE MOBILIZAÇÃO;
2 – REAJUSTE SALARIAL – PISO NACIONAL;
3 – ENCAMINHAMENTOS.

Confira linha do tempo da comida Do neolítico até hoje, veja principais acontecimentos que marcaram a história de como o homem se alimenta

Da caça ao fast-food, muito mudou na maneira como nos alimentamos. Galileu preparou um histórico das principais alterações no modo como nos relacionamos com os alimentos desde a pré-história. Confira:

* Neolítico
Primeira grande mudança na alimentação. Passagem do homem caçador para o agricultor.

* 5400 AC - Pérsia (Irã)
Surge o vinho. A prova: vestígios de ácido tartárico encontrado em vasos da época. Os persas conheciam também o sorvete, por exemplo.

* 4000 AC
Os chineses já cultivavam laranjas.

* Até 2 DC - Império Romano
As pessoas comiam deitadas em camas dispostas num ambiente chamado Triclinium. A base do tempero era o garum, um fermentado de vísceras de peixe que valia mais que o ouro. Ainda hoje se come garum, mas apenas no Vietnã. O primeiro livro de cozinha, Apicius, é com receitas dessa época.

* Alta Idade Média (século 5 a 11)
Feudalismo, era de força, guerras. Comia-se muita carne e o bacana era ser gordo.

* Século 8
Os muçulmanos trazem do Oriente para a Europa as laranjas, gado, café, arroz e a cana-de-açúcar, que estimularia grandes expedições pelo mundo.

* Século 10
O Império Bizantino inventa a toalha de mesa, os talheres e a mesa para as refeições. Antes disso, a maioria das refeições era feita deitada (Imp. Romano) ou sentada no chão (muçulmanos).

* Século 13 - Europa (sobretudo península Ibérica)
Durante a Inquisição, uma das maneiras mais simples de se identificar famílias judias (ou cristãos novos) era verificar o que comiam, já que as diferenças étnicas são poucas. Porco, animais que não tenham casco bipartido e crustáceos fazem parte da lista de tabus alimentares dos judeus, assim como o pão feito com levedura. Nesse período, o pão ázimo praticamente desaparece da Europa. Além disso, todas as diásporas foram importantes para espalhar pelo mundo produtos judaicos: o cordeiro como carne básica, a amêndoa como base para doces, o azeite de oliva. A cozinha judaica sempre foi uma culinária de fusão entre a mediterrânea, árabe e ibérica.

* Século 15
Chegada dos produtos americanos na Europa e dos europeus na América. Introdução de cana-de- açúcar, café, laranja e gado (trazidos do oriente para Europa pelos muçulmanos). Da América para a Europa foram feijões, batatas, tomate, pimentão, cacau.
Curiosidade: batata era comida de porco, só passou a ser consumida por gente no século 18. Muito de sua implantação se deve a Parmentier, o francês que até hoje batiza um conhecido prato feito com... batata.

* Séculos 15, 16 – Itália
Cozinha italiana fica forte, junto com o Renascimento. Banquetes fartíssimos, comida barroca, vários temperos misturados. Curiosidade: uma coisa que eles faziam bastante era rechear um porco com um pavão, que por sua vez estava recheado por um frango, que por sua vez vinha com uma perdiz dentro. Uma matrioska da gula.

* Século 17 – França
Hegemonia da cozinha francesa (dura até hoje). Não só a comida, como a “art de table” francesa, os modos. Começou com Luís XIV. Depuração do gosto.

* Século 19
Invenção do Hambúrguer nos Estados Unidos – 1885
Invenção da Coca-Cola - 1886

* Anos 1910 – França
Surge o primeiro guia de restaurantes/viagens, o Michelin (o senhor fabricava pneus, portanto tinha que fazer com que as pessoas gastassem seus pneus, assim resolveu lançar um guia de viagens). É o mesmo Michelin que até hoje manda na gastronomia mundial.

* Anos 50
A moda das lanchonetes americanas, fast food

* Décadas de 70/80 - França
Nouvelle Cuisine
Porções mínimas, pouco cozimento, poucos molhos, o alimento com o sabor natural dele. Pratos bonitos e elaborados. Coincide com a época do culto ao corpo. Condimentos praticamente reduzidos ao sal
Globalização do gosto – temperos vindos do mundo inteiro se misturando.

* Anos 90 - Catalunha
Revolução catalã, comandada por Ferran Adrià. A cozinha como laboratório. Cozinha molecular (tecno emocional).

IFBA abre concurso com 152 vagas para técnicos-administrativos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), antigo Cefet, mantém abertas até o dia 5 de abril, exclusivamente via internet, no site  www.ifba.edu.br inscrições para concurso público voltado para técnicos-administrativos com formação no nível médio e superior. São, no total, 152 vagas em 15 cidades baianas. Os cargos serão exercidos na Reitoria em Salvador e nos campi de Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. 
As taxas são de R$ 40,00 (quarenta reais) para os cargos de Nível Médio/Classe C, R$ 50,00 (cinquenta reais) para Cargos de Nível Médio/Classe D e R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos de Nível Superior/Classe E. A partir do dia 7 de abril o candidato deve verificar, no site, se sua inscrição foi confirmada.  
Os salários variam de R$1.264,99 à R$ 2.307,85, com possibilidade de acréscimo de 5% a 75% de acordo com a qualificação para os candidatos que possuam escolaridade superior à exigida para a ocupação do cargo.
Prova – A realização das provas está prevista para o dia 23 de maio de 2010, às 8h, em locais a serem divulgados no site do IFBA e na Portaria dos Campi.  Não serão enviadas pelos Correios informações relativas aos locais de realização das provas e à confirmação da inscrição. O candidato deve ficar atento e acompanhar as etapas do concurso no site www.ifba.edu.br.
O Concurso constará de provas objetivas de Conhecimentos Básicos e Específicos com questões de múltipla escolha. A publicação do Resultado Final está prevista para o dia 4 de junho,  por ordem de classificação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), antigo Cefet, mantém abertas até o dia 5 de abril, exclusivamente via internet, no site  WWW.IFBA.EDU.BR inscrições para concurso público voltado para técnicos-administrativos com formação no nível médio e superior. São, no total, 152 vagas em 15 cidades baianas.

Conselho recomenda Prefeitura de Jequié a reassumir gestão da alimentação escolar

No ofício  nº 004/2010, datado de 24/03, encaminhado ao prefeito Luiz Amaral, com cópia para a Secretária Municipal de Educação, Mirian Rotondano, o Conselho de Alimentação Escolar-CAE, relaciona e cobra solução, num prazo de 15 dias, para um total de 16 irregularidades verificadas pelos conselheiros  no sistema de elaboração e fornecimento da alimentação para alunos das escolas públicas municipais. O processo terceirizado retornou este ano para  a empresa Lemos Passos, de Salvador, vencedora de pregão presencial, com  valor total anual de R$ 5.163.852. Os conselheiros através do documento, deliberaram em favor de que o Programa de Alimentação Escolar de Jequié, retorne para a gestão do próprio município.
São apontadas pelo CAE como práticas irregulares da Prefeitura de Jequié, em relação ao que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE: Não aplicação do teste de aceitabilidade do cardápio pelos estudantes; utilização de locais impróprios para armazenamento dos alimentos nas escolas; não cumprimento do cardápio; quantidade insuficiente da alimentação escolar por aluno; utensílios e equipamentos em péssimo estado de conservação; ausência do termo de compromisso do controle de qualidade; inexistência de conferente nas escolas; qualidade questionável dos alimentos (ex: a carne moída é de péssima qualidade adquirida a uma empresa de Minas Gerais); inexistência de refeitório nas escolas e espaço insuficiente para preparo da alimentação escolar; não aquisição de gêneros alimentícios dos programas de Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural; não disponibilização do Contrato para o CAE e número insuficiente de nutricionistas na rede para atender a demanda.
- Analisando esses questionamentos uma pergunta fica no ar: Devolver a gestão da alimentação escolar para a Prefeitura seria a solução todos esses problemas,  diante do quadro que se vem acompanhando de completa falta de sintonia e não solução dos problemas em outros setores administrativos?