7 de agosto de 2010

Aprenda a fazer um almoço à mineira para o Dia dos Pais

Para quem ainda não decidiu que prato cozinhar no almoço do Dia dos Pais, no próximo domingo (8), vai uma dica. A chef de cozinha Rosilene Campolina sugere duas receitas saborosas e fáceis de serem preparadas: "Nhoque dourado à mineira" e, para a sobremesa, "Morango do papai".


A ideia é fugir do arroz com feijão tradicional e preparar um prato único . O "Nhoque dourado à mineira" é elaborado com dois ingredientes típicos de Minas: a abóbora moranga e a carne de sol. O fruto dá cor e um sabor particular ao prato. Já o toque final é a carne macia. O sal usado na sua preparação desidrata só a capa externa, conservando em seu interior a umidade, a textura e a cor da carne original.

E como estamos na época da safra do morango, nada melhor que utilizar a fruta colorida e nutritiva para elaborar uma sobremesa irresistível com chantilly.

A chef Rosilene Campolina também lança um desafio, que tal os filhos assumirem o comando da cozinha no Dia dos Pais? Ela garante que as receitas são práticas e os ingredientes fáceis de encontrar.

Confira abaixo as receitas

Ingredientes:


Nhoque:

1200g de abóbora-moranga japonesa

1 ovo inteiro

1 colher (sopa) de manteiga

2 dentes de alho amassados

Farinha de semolina ou trigo até dar o ponto de enrolar (cerca de 500g)

Sal, pimenta do reino branca a gosto

Noz-moscada ralada na hora a gosto

Couve frita para guarnecer o prato



Molho:

100g de bacon picadinho em cubinhos

600g de carne de sol

1 cebola inteira apenas descascada

2 folhas de louro

2 dentes de alho

1 colher de (sopa) de manteiga

1 colher de (sopa de azeite

1 cebola média cortada em cubinhos

500 ml do caldo do cozimento da carne de sol

1 xícara de (chá) de creme de leite

100g de purê de abóbora do nhoque

Sal e pimenta calabresa e do reino a gosto

Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de Preparo:


Nhoque:

Corte a abóbora em pedaços. Retire as sementes. Coloque os pedaços com casca numa assadeira e cubra com papel alumínio. Asse em forno moderado até que fique macia. Retire as cascas da abóbora e reduza-a a purê. Reserve 100g deste purê para usar no molho.



Numa tigela coloque o purê e junte os demais ingredientes. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa que não grude nas mãos. Acerte os temperos com noz-moscada e sal. Trabalhe a massa até ficar lisa. Separe pedaços de massa em bastonetes, enrole e corte os nhoques. Passe cada nhoque na ponta do garfo. Aperte ligeiramente com o dedo para formar o sulco. Reserve.



Divida a carne de sol em pedaços grandes (cerca de 8 cm) e coloque numa panela de pressão com a cebola inteira, os dentes de alho e as folhas de louro. Cubra com água e cozinhe até ficar macia. Desfie a carne com o auxílio de um garfo e reserve o caldo do cozimento para cozinhar os nhoques.



Molho:

Em uma panela, derreta a manteiga, o azeite e adicione o bacon. Frite alguns minutos e coloque a cebola e o alho. Após alguns minutos, junte a carne de sol desfiada e um pouco do caldo do cozimento da mesma. Incorpore o purê de abóbora reservado (para dar corpo) e o creme de leite. Deixe apurar. Acerte os temperos com as pimentas e o cheiro verde.



Cozinhe os nhoques aos poucos, em bastante água com sal fervente, ou neste caso, no caldo do cozimento da carne. Quando subir a superfície, retire-os delicadamente com uma escumadeira. Transfira-os para um prato ou travessa e cubra com o molho. Guarneça com couve frita e decore com cebolinha. Sirva imediatamente. Se desejar, polvilhe queijo Minas ralado.

Bahia tem índice de trabalho infantojuvenil acima da média nacional

Adolescentes entre 14 e 17 anos da Bahia apresentam índices de trabalho infantojuvenil acima da média nacional, segundo estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). De acordo com o estudo, em 2008, dos jovens na Bahia entre 14 e 15 anos, 21,6% estavam ocupados, enquanto que a média nacional era de 16,5%. Na faixa etária de 16 e 17 anos esse número é de 34,9% na Bahia e 33,6% na média nacional.



Na faixa abaixo dos 14 anos, os índices para a Bahia em 2008 são: 10,5% para os jovens entre 10 e 13 anos e entre a faixa de 5 a 9 anos, 1,6%. No Brasil esses índices para os jovens entre 13 e 10 anos são de 6,1% e para as crianças entre 5 e 9 anos, 0,9%.

Na Bahia, 65,9% das crianças e adolescentes estavam trabalhando na agricultura em 2008, o que representa cerca de 300 mil crianças, enquanto que, no resto do país, esse índice era de cerca de 33%, o que representa aproximadamente 1,5 milhões de crianças.

Para melhorar a situação do trabalho infantil no estado, o estudo da OIT recomenda que sejam fortalecidos os mecanismos de informações para o planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de erradicação do trabalho infantil. Além disso, também são necessárias, de acordo com o estudo, o desenvolvimento de políticas que estimulem a geração de emprego e de renda para as famílias mais vulneráveis entre outras ações.

EDUCAÇÃO: UM NOVO MUNDO

O IFBA – Campus Jequié - oferecerá cursos técnicos, superiores, pós-graduação, pesquisa e inovação e extensão. Inicialmente, serão criados os cursos técnicos de Informática e de Eletromecânica e uma licenciatura. Mas, vários outros serão criados, progressivamente, levando em consideração os arranjos produtivos sociais de Jequié e da região. A definição dos cursos será discutida com a sociedade, a fim de atender as reais necessidades da região. A meta é ter 1.200 alunos de Jequié e dos municípios vizinhos até o fim de 2011. Será a primeira unidade hibrida com a combinação de mais de uma tecnologia, isto é, oferecerá cursos agrícolas e industriais. O Campus Jequié é a maior Instituto em área física da Bahia e um dos maiores do Brasil. São 14 salas de aula; 4 salas de informática; amplos laboratórios de química, física, biologia e de matemática; sala de vídeo conferência; auditório para 125 pessoas; refeitório, lanchonete; construídos num terreno de 400 mil metros - área cercada de 40 mil metros quadrados - e uma área construída de 4.650 metros. Em breve, será construído, também um ginásio de esporte. Para o prefeito Luiz Amaral, esta é mais uma grande conquista com a participação da Prefeitura Municipal de Jequié. “O ano de 2010 é especial para Jequié. O nosso Município ganha a sua unidade do IFBA. Uma estrutura formidável e que nos orgulha muito”, comentou

VOTE BEM - OS DEZ NÃOS

1º - Não deixe de votar, valorize o seu voto.




2º - Não vote contrariando a sua opinião, o seu voto é secreto.



3º - Não vote para contentar parentes ou amigos, escolha o melhor candidato.



4º - Não venda o seu voto, garanta a sua liberdade de escolha.



5º - Não troque o seu voto por favores, o seu voto é livre e soberano.



6º - Não vote sem conhecer a capacidade e o programa do candidato.



7º - Não vote sem conhecer a competência e o passado do candidato.



8º - Não vote sem conhecer o caráter do candidato, o seu voto merece respeito.



9º - Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto, use de sua firmeza.



10º - Não vote em candidato com Ficha Suja, deve ser Ficha Limpa.



Fonte: pelo Movimento Nacional Pela Valorização do Voto - MONAV