26 de novembro de 2010

INAUGURAÇÃO DO IFBA

O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, permanece em Brasília, onde cumpre extensa agenda de trabalho. Desde o início da semana ele visita ministérios, secretarias e gabinetes de parlamentares baianos em busca de recursos para o Município, além dos R$ 23 milhões provenientes do PAC 2, que já estavam assegurados desde a semana passada, quando vários projetos elaborados e apresentados pela Prefeitura Municipal foram aprovados em Brasília.


Inauguração do IFBA

Nesta quarta-feira, o prefeito Luiz Amaral esteve com a reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Aurina Oliveira Santana, que o convidou para participar, na próxima segunda-feira, de uma solenidade com a participação do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, que marcará a inauguração de 40 unidades do Instituto de diversas regiões do País. Luiz Amaral informou que os prefeitos dos municípios-sedes foram convidados para este encontro com o presidente Lula e que, em seguida, haverá um outro ato inaugural nessas cidades, com a presença dos prefeitos e de outras autoridades dos municípios vizinhos, em data a ser anunciada pelo Ministério da Educação. O campus Jequié foi construído no bairro da Cidade Nova e, já no ano que vem, atenderá cerca de 1.200 jovens com cursos profissionalizantes.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Visando o fortalecimento da Política de Inclusão das cidades pertencentes ao Polo de Jequié, a Secretaria de Educação desta cidade promoveu a I Reunião Ampliada com Gestores Municipais, possibilitando um momento de troca de experiências e orientações para efetivação de uma educação verdadeiramente inclusiva. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 25 de novembro, no auditório da Secretaria de Educação do Município com a participação de secretários municipais de educação a exemplo da secretária Miriam Rotondano, de Jequié, dirigentes de entidades e outros representantes das cidades pertencentes ao Pólo de Inclusão de Jequié. A Reunião foi marcada com a realização de mesas-redondas, que serviram para discutir temas como A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, abordado pela professora Ivani Duarte, e Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos, abordado pela professora Débora Braga Eloy. Outras temáticas mereceram destaque como a Organização da Rede de Apoio a Inclusão e o Papel das Instituições no processo de Inclusão. A secretária Miriam Rotondano disse que o encontro possibilitou a ampliação de uma discussão das mais relevantes e afirmou que Jequié é referência em educação inclusiva, com o desenvolvimento de importantes ações.

JEQUIÉ TEM 151.888 HABITANTES, SEGUNDO IBGE.

Segundo a Ascom da PMJ, a Comissão Municipal de Geografia e Estatística esteve reunida, nesta quarta-feira (24), no posto de coleta do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para avaliar o resultado final do censo de 2010. A coordenadora geral do IBGE em Jequié, Eliete Souza, fez uma balança das atividades, agradeceu o apoio recebido e anunciou a população oficial de Jequié de 151.888 habitantes e um total de 53.423 domicílios. Destes, 45.311 particulares e ocupados permanentemente, 42 particulares improvisados, 6.010 vagos, 2.033 de uso ocasional, 18 domicílios coletivos e 9 fechados.


O resultado do Censo decepcionou muitos habitantes. Esperava-se que a cidade apresentasse uma quantidade maior de habitantes. É preciso fazer um estudo para se descobrir as causas do baixo crescimento populacional nos últimos anos.