10 de junho de 2010

HGPV comemora o sucesso da Linha do Cuidado à Mama


O Hospital Geral Prado Valadares dá mais um passo à frente do seu tempo com a implantação da Linha do Cuidado à Mama, único serviço em instituição pública do SUS na cidade de Jequié, com abrangência microrregional.

A linha do cuidado completou dois meses em atividade em 31 de maio, e já realizou 128  primeiras consultas em mastologia, 57 consultas de retorno, 12 punções aspirativas com agulha fina, 5 biópsias de fragmento [CORE BIOPSY], 9 cirurgias de mama, 82 mamografias, 4 compressões localizadas por mamografia, 1 magnificação por mamografia e 5 retiradas de pontos. Neste período já foram confirmados 3 carcinomas e aguarda 11 resultados de procedimentos cirúrgicos e 12 de punções.

De acordo coma médica mastologista Drª. Jackeline Guidoux, já existem 14 cirurgias marcadas para este mês de junho.“O levantamento de patologias benignas e malignas de acordo com o número de atendimento já está sendo realizado, assim como a estatística dos resultados mamográficos”, informa.

Ela disse que este serviço é de fundamental importância, uma vez que visa a realização de diagnóstico precoce, em fase inicial do câncer mais freqüente em mulheres, que é o de mama, permitindo tratamentos cada vez mais conservadores e eficientes, o que aumenta a sobrevida das pacientes. " Além disso, estamos fazendo prevenção do CA de mama e tratando patologias benignas, o que era carência em nosso município e em nossa região", completa.

De acordo com o diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos, a linha do cuidado à mama do HGPV representa um ganho sem igual para os homens e mulheres da microrregião de Jequié, graça à decisão da equipe do HGPV, disponibilidade da médica mastologista e demais profissionais envolvidos, e ao apoio da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

VACINAÇÃO


As crianças com até 5 anos têm um compromisso muito importante no fim de semana: sábado é o dia da primeira etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite. A poucos dias da Copa, a campanha tem o slogan “Vacinei, é gol”. Todas as crianças menores de cinco anos, inclusive as que já foram vacinadas, não deixem de ir aos postos. O Brasil já erradicou a poliomielite, mas a doença ainda existe em algumas partes do mundo. Por isso, é fundamental que tenhamos uma boa cobertura vacinal. Segundo o Ministério da Saúde, quando são vacinadas, as crianças protegem toda a população contra o vírus da doença, que pode provocar paralisia e até a morte. Elas liberam no meio ambiente o vírus vacinal por intermédio de gotículas de saliva ao tossir, espirrar, além da urina e das fezes.