23 de outubro de 2010

Acne tardia

 

       É mais comum do que você imagina

Que atire a primeira pedra quem nunca sofreu por uma espinha que apareceu no local e na hora errada. Definitivamente acne e beleza não combinam!


Acne é a denominação dada por um conjunto de lesões de pele provocadas pelo excesso de oleosidade caracterizado por comedões, cistos, milhos, pápulas, nódulos, hiper-pigmentação pós-inflamatória, cicatrizes e quelóides. No entanto, essa nomenclatura técnica é popularmente conhecida como cravos, espinhas e manchas. Todos nós temos espalhadas pelo nosso corpo glândulas sebáceas que às vezes secretam mais oleosidade do que devem. Esse sebo produzido fica retido na glândula favorecendo a proliferação de bactérias e causando uma infecção no local que chamamos de espinhas. Existem diversos graus para acne no que se refere ao acometimento da pele, mas todos eles têm como causa de base a predisposição genética e hormonal.

Embora a adolescência seja o período de maior incidência, mesmo as pessoas que nunca tiveram acne nessa fase, podem vir a desenvolver na idade adulta, o que é chamado pelos médicos por acne tardia.

A acne tardia é mais comum do que se pode imaginar e tem diversas causas, a principal delas é a oscilação hormonal. Algumas mulheres começam a apresentar acne aos 25/30 anos devido a desequilíbrios hormonais provocados pela síndrome dos ovários policísticos que aumentam os níveis de hormônios masculinos e conseqüentemente a oleosidade da pele. Essa alteração nos ovários também pode provocar o aumento de pêlos (principalmente no rosto), além da queda de cabelo e irregularidades no ciclo menstrual. Homens que fazem uso de anabolizantes esteróides também podem apresentar acne na idade adulta.

Além de causas hormonais, hábitos e estilo de vida também podem causar a acne. O uso de cremes incorretos para o seu tipo de pele pode favorecer o aparecimento de cravos e espinhas. Alimentação gordurosa, o sol aliado ao uso de filtros solares gordurosos e a transpiração excessiva, estimulam as glândulas sebáceas provocando o entupimento de poros e conseqüentemente o aparecimento das inconvenientes bolinhas.

O tratamento vai depender da causa. Se for por alterações ovarianas, o uso de anticoncepcionais específicos ajuda a normalizar os hormônios. Em alguns casos, quando a acne não está associada a problemas hormonais, o tratamento é tópico. Limpeza adequada da pele associada ao uso de produtos à base de ácido retinóico, peróxido de benzoíla e a isotretinoína e também o ácido salicílico, o ácido azelaico e a nicotinamida costumam ser utilizados dependendo do tipo de pele. A duração do tratamento varia de acordo com a gravidade do problema.

Um acompanhamento médico é importante para a escolha do tratamento ideal. Não utilize ácidos sem prescrição médica. Procure um dermatologista ou o próprio ginecologista para investigar possíveis causas hormonais.

DATAFOLHA: DILMA TEM 12 PONTOS À FRENTE DE SERRA

As pesquisas eleitorais desta semana indicam um crescimento da candidatura de Dilma Rousseff (PT) e uma queda de José Serra, candidato do PSDB. A primeira foi o Vox Populi, mostrando que Dilma com 12 pontos de diferença levando-se em conta os votos válidos. Diante deste resultado, o comando de campanha de Serra, através do presidente da legenda Sérgio Guerra, contestou os números, dizendo o instituto trabalhava para o PT. Porém, logo em seguida, o Ibope confirmou o percentual, colocando os tucanos mais assanhados. Depois, a pesquisa do Sensus/CNT também mostra a petista na liderança, porém com uma diferença menor que a mostrada pelas outras empresas de sondagem de opinião.


A má notícia para José Serra e seus aliados foi divulgada hoje, sexta-feira (22). O Datafolha, outro instituto de nome nacional, também mostra Dilma com 12 pontos à frente do candidato a presidente pelo PSDB. A 8 dias da eleição, em 31 de outubro, a candidata de Lula voltou a crescer e Serra está caindo.

Apesar da vantagem de Dilma, o pleito não está decidido. A oposição está utilizando todas as armas para não perder o jogo. Até o dia da votação, muitas coisas tendem a acontecer.

Jequié na relação de municípios que poderão dispor de Praça do PAC 2

O município de Jequié está enquadrado na proposta federal de construção da Praça do PAC, para tanto, representante da Prefeitura local, deverá participar nesta sexta-feira (22) às 14h30, na sede do Conselho de Cultura, em Salvador (anexo ao Palácio da Aclamação), de uma reunião com técnicos dos ministérios da Cultura, Desenvolvimento Social e dos Esportes. A reunião com gestores de 49 municípios previamente cadastrados no programa, será para orientação sobre a concretização do projeto. Uma das principais solicitações dos municípios brasileiros é a construção de equipamentos culturais em suas cidades, sendo essa também uma das propostas de destaque apresentadas nas Conferências de Cultura realizadas na Bahia.


O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, professor Robério Chaves Pinheiro, estará representando a Prefeitura de Jequié na reunião, em Salvador.

A Praça do PAC é um equipamento que integra atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias. A construção dos equipamentos contempla bibliotecas, cinemas, sala multiuso, telecentro, espaços de ginástica, quadras esportivas, pista de skate, entre outros. O projeto foi lançado pelo governo federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Além de Jequié, também estão enquadrados na proposta Vitória da Conquista, Camaçari, Valença, Serrinha, Simões Filho, Porto Seguro, Juazeiro, Casa Nova, Candeias e Irecê, dentre outros.

22 de outubro de 2010

Vantagem de Dilma sobre Serra sobe a 12 pontos


Nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22), encomendada pela TV Globo e jornal Folha de S. Paulo, vai na mesma linha do resultado divulgado pela Vox Populi e pelo Ibope nesta semana, confirmando a diferença de 12 pontos em favor de Dilma Rousseff (PT). Segundo o levantamento, se considerados apenas os votos válidos (excluídos os brancos, nulos e indecisos), a petista tem 56%, contra 44% de José Serra (PSDB). Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha no segundo turno, do dia 10, Dilma tinha 54% contra 46% de Serra. Na segunda pesquisa realizada pelo instituto, do dia 15, os números foram idênticos: 54% a 46%. Na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, considerando-se os votos totais, a petista tem 50%, e o tucano, 40%. Brancos e nulos somam 4%, e 6% disseram não saber em quem votar. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha fez 4.037 entrevistas na quinta-feira (21) em 243 cidades.

BAHIA GANHA PROGRAMA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE

Após cinco meses de trabalho, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), entregaram ao secretário Eugênio Spengler, nesta quinta-feira (21), o Programa Estadual de Juventude e Meio Ambiente, elaborado por eles com o apoio de uma consultoria especializada na temática.




De acordo com o coordenador de Educação Ambiental do órgão, Rodrigo Stolze, o programa tem como objetivo estimular, ampliar e potencializar o debate e a ação socioambiental da juventude baiana. “É uma iniciativa pioneira no país e busca orientar a construção de projetos e ações que tenham a juventude como público alvo”.



O programa reúne propostas debatidas pelos próprios jovens, pontuadas a partir de encontros e conferências. “A ação está concentrada em áreas temáticas, como formação, comunicação e controle social. A partir disso, será criado um processo contínuo de formação entre os jovens, socialização de informações e conhecimento”, explica Camila. Com informações da Agecom.

NOVA IDENTIDADE


A nova identidade brasileira começará a ser expedida a partir de dezembro deste ano. Inicialmente, serão expedidos 100 mil registros de identidade civil (RIC) nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Distrito Federal e nos municípios de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nizia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). A definição foi feita na terça-feira (19/10) por uma comissão técnica delegada pelo Comitê Gestor do RIC. Do total, 60 mil registros serão expedidos pelo DF, RJ e BA. Outros 40 mil cartões RIC ficarão a cargo dos quatro municípios selecionados

25 DE OUTUBRO:113 anos de emancipação politica-administrativo de Jequié

Teremos na próxima segunda-feira, 25 de outubro, o desfile alusivo aos 113 anos de emancipação politica-administrativo de Jequié, às 8 horas da manhã, na Avenida Rio Branco. A população terá oportunidade de acompanhar um pouco da história de Jequié, suas riquezas e potencialidades que serão mostradas com a participação de várias secretariais municipais. Além das escolas públicas do Município, teremos também os tradicionais desfiles do Exército, através do Tiro de Guerra; da Polícia Militar, que levará a Avenida a Banda da Polícia Militar de Vitória da Conquista; Corpo de Bombeiros, Colégio da Polícia Militar Magalhães Neto; Fanfarra do IERP; Filarmônica Amantes da Lira; Guarda Municipal, Comissão Municipal de Defesa Civil; Sindicato Rural e Clube dos Cavalos e ainda o desfile de carros antigos e exóticos. A abertura do desfile de 25 de outubro será feita com o cântico do Hino Nacional, por alunos do Projovem - projeto executado em nossa cidade pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município. Nesse momento, haverá a condução das bandeiras de Jequié, da Bahia e do Brasil, por alunos da rede pública municipal. Todos estão convidados para assistir ao desfile.

20 de outubro de 2010

UNERC (JEQUIÉ E REGIÃO NÃO PODEM ESPERAR.)


UNERC


O governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), em entrevista nesta sexta-feira (15), à Rádio 93 FM, falou sobre a proposta de criação da Universidade Estadual do Rio das Contas - UNERC, em Jequié, com o desmembramento do campus da Universidade Estadual do Sudoeste -UESB. Na oportunidade, Wagner voltou a afirmar que considera o pleito justo e que o próximo período de mandato garantirá um estudo mais apurado para avaliação do que representará o impacto financeiro da nova instituição no orçamento do Estado. “Não gosto de prometer, marcar datas, mas o povo de Jequié pode estar seguro que da mesma maneira que agimos criando o curso de Medicina local, estaremos analisando cuidadosamente a possibilidade de atender a esse pleito dentro dos próximos quatro anos”, afiançou o governador.

IV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UESB

A UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, através do DCHL Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes e o Colegiado de Pedagogia, estará realizando nos dias 24, 25 e 26 de novembro a IV semana de pedagogia.


Com o eixo temático “A Profissionalização do Pedagogo na Contemporaneidade”, o evento deste ano tem na programação mesas temáticas, minicursos, palestras, sessões de comunicação oral, pôsteres, exposição de relatos de experiências, mostras de trabalhos desenvolvidas por escolas da educação básica e conferências.

As inscrições para participação como ouvinte podem ser feitas no período de 11 de outubro a 24 de novembro ao preço de R$ 10, 00. As inscrições para apresentação de mini-cursos, pôsters, comunicação oral / relato de experiência estão ocorrendo no período de 11 de outubro a 08 de novembro ao preço de R$ 20, 00, no site da UESB.

Na oportunidade serão discutidos temas como políticas públicas em educação, educação de jovens e adultos, redes sociais e educação entre outros. Temas que contribuirão para a formação contínua dos profissionais de educação. Fonte: Verônica Meneses, Membro da Comissão de Mobilização.

ÚNICA DEPUTADA FEDERAL DA BAHIA, ALICE DIZ QUE “O JOGO É BRUTO”

Em entrevista ao portal Bahia Noticias, a deputada federal Alice Portugal — única mulher eleita para a Câmara pelo estado da Bahia — falou sobre a importância da garantia da presença das mulheres nos espaços de poder, o crescimento do PCdoB baiano e a candidatura de Jaques Wagner ao governo do estado.

A parlamentar, que não segue o adestramento dado às mulheres — “de falar mansinho e chorar baixinho, e estar atrás do grande homem” — ressaltou ainda a eleição da candidata à Presidência Dilma Rousseff para a manutenção do projeto conquistado nos oito anos do governo Lula.

ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL COMEÇA A VALER NESTA QUARTA-FEIRA

- Uol




Entra em vigor nesta quarta-feira (20) o Estatuto da Igualdade Racial, noventa dias após sua sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua publicação no Diário Oficial da União. A lei foi aprovada pelo Senado no dia 16 de junho deste ano, após tramitar sete anos no Congresso.

O texto prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros. O documento possui 65 artigos referentes a temas como educação, cultura, esporte, lazer, saúde e trabalho, além de defender os direitos das comunidades quilombolas e proteger religiões de tradição africana.

Segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o objetivo do estatuto é corrigir desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do país.

Ao sancionar o estatuto, em julho, Lula afirmou que “a democracia brasileira parece mais justa e representativa com a entrada em vigor do Estatuto da Igualdade Racial”. “Estamos todos um pouco mais negros, um pouco mais brancos e um pouco mais iguais”, afirmou na época.

Prefeitura de Jequié adere ao projeto “A TARDE Educação”

A Prefeitura de Jequié, aderiu ao programa “A TARDE Educação”, em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (19), no auditório do Itajubá Hotel, com a participação do prefeito Luiz Amaral e do diretor geral do jornal A TARDE, professor e jornalista Edvaldo Boaventura. A formalização da parceria envolvendo o tradicional jornal baiano e o município de Jequié, propiciará na fase inicial que 17 escolas da rede municipal de ensino localizadas na sede (9) e no interior (8) do município, sejam beneficiadas. Mais de 7 mil alunos de escolas que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental serão atingidos. Os educadores que utilizarão o jornal como instrumento pedagógico nas unidades escolares, serão capacitados. A ampliação do projeto ocorrerá de forma progressiva. A Secretária Municipal de Educação, Mirian Rotondano, discursou ressaltando a importância da adesão ao programa.




Criado em 1996, inicialmente em Salvador com a denominação de “A TARDE Escola”, o projeto “A TARDE Educação” já se expandiu por vários municípios baianos, atendendo mais de 3 mil escolas. A iniciativa do projeto é do superintendente do jornal, Dr. Renato Simões e a orientação do diretor-geral, prof. Edvaldo Boaventura, diante da constatação de que “a globalização da economia e dos meios de comunicação inserem o homem num contexto de profundas e rápidas transformações, exigindo mudanças radicais nas estruturas sócio-econômicas do país. Tais necessidades projetam na educação caminhos que possam gerar processos e provocar mudanças”.



CÂMARA – Após a solenidade de adesão da prefeitura de Jequié ao programa, o professor Edvaldo Boaventura, acompanhado pelo prefeito Luiz Amaral e secretários municipais se dirigiu à Câmara de Vereadores, onde o educador proferiu palestra sobre o “Ensino Superior Público na Bahia”, tendo ressaltado a sua participação, na condição de Secretário Estadual de Educação, na criação das universidades estaduais baianas, “diante da constatação da necessidade na época [e ainda nos dias atuais] da abertura de cursos de terceiro grau, para a formação de professores para a educação pré-escolar, fundamental e o ensino médio”, explicou. Boaventura acrescentou que “Até 1988 tínhamos na Bahia, uma carência muito grande de educadores com formação superior e, essa foi a principal motivação do nosso trabalho”.

Programa Topa com matrículas abertas para a quarta etapa

As matrículas para a quarta etapa (2010/2011) do programa Todos pela Alfabetização (Topa) já podem ser feitas nas secretarias municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Educação (Direc). As aulas estão previstas para começar no dia 31 de janeiro de 2011. A meta da Secretaria da Educação é de matricular 300 mil pessoas. Até o momento, o programa já alfabetizou 612 mil jovens, adultos ou idosos e tem outros 380 mil em sala de aula.


Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país. Presente em 407 municípios, por meio de 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos social e sindical, o programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão, que não prescreve com a idade.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo.

Adesão – Só poderão realizar as matrículas do Topa os municípios e entidades dos movimentos sociais e sindicais que aderirem ao programa. Para isso, é necessário preencher e enviar o Termo de Adesão até o dia 18 de novembro, publicado no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.