21 de novembro de 2009
LULA CHORA COM ALUNO DE ESCOLA MUNICIPAL
Com duas horas de atraso, o presidente Lula chegou à Praça Castro Alves para dar início à cerimônia pelo 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Acompanhado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e pelo governador Jaques Wagner, o chefe do Executivo nacional assinou um documento que garante a 3,8 mil famílias quilombolas de várias cidades baianas a posse da terra, consequentemente, a preservação destas comunidades. Mas o momento de maior comoção foi quando um estudante da 7ª serie de uma escola municipal recebeu das mãos do presidente um certificado pela produção de uma redação sobre Zumbi dos Palmares. Ambos foram às lágrimas.
Mensagens de reflexão
Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança
Receitas do dia
Muqueca de Peixe
Ingredientes para 05 porções
* 01 kg de filé de cação
* ½ kg de camarão médio limpo
* Suco de 1 limão médio
* 06 dentes de alho picados
* ½ xícara (chá) de óleo de milho
* 04 cebolas médias picadas
* 08 tomates médios picados
* 03 folhas de louro
* 01 xícara (chá) de salsinha
* 01 colher (sopa) de coentro picado
* 01 vidro de leite de coco
* Sal e Pimenta vermelha
Modo de Preparo
Corte o filé de cação em pedaços de +- 7 cm, tempere com suco de ½ limão, 02 dentes de alho picados e sal . Deixe marinar. Reserve.
Faça o mesmo com os camarões e reserve.
Numa panela funda (preferencialmente de barro), coloque o óleo de milho e deixe esquentar. Acrescente 2 dentes de alho picados mexa bem mas não deixe dourar, coloque a cebola e deixe amolecer um pouco, junte o tomate e misture bem, coloque as folhas de louro, o sal, a pimenta vermelha e a salsinha. Deixe cozinhar, no entanto observe que os tomates não podem desmanchar totalmente, coloque os camarões para cozinhar aproximadamente por 3 minutos. Retire os camarões do tempero e reserve os dois.
Um pouco antes de servir, coloque os filés de cação cuidadosamente para cozinhar no tempero reservado. O cação é um peixe muito macio e portanto o cozimento é rápido. Tome bastante cuidado para não desmanchar. Dependendo da espessura dos filés leva de 3 a 5 minutos.
Junte o camarão reservado, o leite de coco, o coentro e a pimenta. Misture delicadamente, teste o sal. Sirva bem quente.
Acompanha arroz branco e salada de alface.
20 de novembro de 2009
Dia da Consciência Negra em Jequié
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em todo o Brasil nesta sexta-feira (20) e marcando o encerramento da V Semana de Educação da Pertença Afro-brasileira, o Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) da Uesb, campus de Jequié estará realizando juntamente com outras entidades, uma mobilização no final da tarde na Praça Ruy Barbosa. Desde o dia 16, o Odeere reuniu cerca de 1.500 participantes no evento realizado no auditório Wally Salomão da Uesb onde foram realizadas seis mesas-redondas, sete grupos de trabalhos (GT’s), cinco sessões de comunicação, doze minicursos, dezoito oficinas, mostras e exposição, além de apresentações artístico-culturais. Não faltando capoeira, samba de roda, dança afro-brasileira, vídeos-documentários e peças de teatro.
Sobre a atuação e contribuição do Odeere nas questões ligadas à cultura e história de afro-descendentes, o cineasta jequieense Antonio Olavo disse que o Odeere tem dado uma contribuição muito expressiva para Jequié e região, inclusive, por reunir tanta gente na V Semana da Pertença, na Uesb. A coordenadora geral do evento e do Odeere, professora Marize de Santana, destacou a importância de ter conseguido em reunir tanta gente para discutir, mostrar e refletir sobre temas tão atuais, como a questão da imagem, história, cultura e origem do nosso povo.
Projeto quer proteger professores da agressão de alunos
A Comissão de Educação do Senado aprovou um projeto que tem como objetivo proteger professores da agressão de alunos. Se aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto dará poder aos juízes para mudar de turma, ou até de escola, os alunos que ameaçarem ou cometerem violência contra um professor. Além disso, os juízes poderiam exigir que o estudante mantenha uma distância mínima da vítima.
A violência nas escolas aumentou e, atualmente, quando há casos de violência as escolas se limitam a chamar os pais do agressor.
BOLSA FAMÍLIA: GOVERNO BLOQUEIA QUASE 1 MILHÃO
17 de novembro de 2009
Fotógrafo fica "cara a cara" com grande predador antártico
Grande foca-leopardo mostrou os dentes para câmera de biólogo enquanto se alimentava de um pinguim na Antártida
17 de novembro de 2009
Foto: Gizmodo
Reduzir Normal Aumentar Imprimir Um biólogo e fotógrafo da revista National Geographic que, há 20 anos registra imagens nas regiões polares da Terra, ficou frente a frente com uma foca-leopardo, grande predador da Antártida que pode atingir mais de 3,6 m de comprimento e até 600 kg. Apesar de ser longe de um animal dócil - a espécie se alimenta de pinguins e outras focas, tendo apenas a baleia orca acima na cadeia alimentar -, Paul Nicklen conseguiu obter uma série de fotografias a poucos centímetros do exemplar enquanto ele devorava um pequeno pinguim.
A cabeça do animal tinha o dobro do tamanho da cabeça de um urso cinzento e deixou o alimento de lado no momento em que notou a aproximação do fotógrafo. "Então uma coisa fantástica aconteceu: ela saiu, pegou um pinguim vivo, retornou e começou a dar o animal para eu comer. Ela soltava esses pinguins vivos, o pinguim disparava para longe, e ela olhava aborrecida enquanto passava por mim. Fez isso várias e várias vezes", contou surpreso o especialista.
"Fui à Antártida para fotografar um animal potencialmente selvagem e, no final, conheci um grande predador, tentando me alimentar. Foi a experiência mais incrível que eu já tive", explicou Nicklen. As aventuras do biólogo também estão registradas no livro "Polar Obsession" ("Obsessão Polar", na tradução do inglês).
Vestibular da Uesb 2010
O prazo de inscrições para as provas do concurso Vestibular da Uesb 2010 foi alterado. A nova data é de 28 de outubro à 1º de dezembro, mas as provas serão realizadas no mesmo período determinado anteriormente, dias 17, 18 e 19 de janeiro, nas cidades onde estão situados os campi: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Mais informações na Comissão Permanente de Vestibular através dos telefones: (77) 3424-8721 em Vitória da Conquista; (73) 3528-9695, em Jequié e (77) 3261-8702 em Itapetinga
MPF determina que Prefeitura de Jequié faça licitação para a alimentação escolar
O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié recomendou na terça-feira (10), que a Prefeitura e a Secretaria de Educação do Município instaurem novo processo de licitação por meio da publicação de edital, no prazo máximo de dez dias, objetivando a contratação de empresa para fornecimento de merenda escolar às instituições municipais de ensino da cidade.
A prefeitura cancelou o Pregão nº 11/2009, aberto para contratação de empresa habilitada ao fornecimento de merenda às escolas municipais, por considerar que os preços oferecidos pelos participantes estavam acima do valor de mercado. Após o cancelamento, firmou contrato emergencial, com dispensa de licitação.
O procurador da República Ovídio Augusto Amoedo Machado afirma que a contratação direta para fornecimento de merenda escolar não foi precedida de adequada pesquisa de preço em estabelecimentos habilitados a prestar o serviço, tendo sido, injustificadamente, consultado um único fornecedor, o qual foi contratado.
Outra irregularidade é que, apesar de o contrato de fornecimento de merenda escolar anteriormente vigente ter sido prorrogado pela administração municipal por seis meses, com vigência até 2 de julho último, a Prefeitura só publicou o edital do referido pregão, para nova contratação, faltando 20 dias para o término do contrato.
Segundo o procurador, a contratação direta para fornecimento de merenda escolar realizada pela prefeitura de Jequié é irregular, “uma vez que os fatos invocados a justificar a dispensa de licitação se originaram na falta de planejamento adequado da administração municipal, o que impede a aplicação do art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93”, que prevê hipótese excepcional de dispensa de licitação por motivo de emergência.
A Prefeitura e a Secretaria de Educação do Município têm cinco dias, a contar do recebimento da recomendação, para que se manifestem acerca do acatamento, ou não, do pedido do MPF, sob pena de adoção das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. Informações do site do MPF-BA
16 de novembro de 2009
RECEITA PAGA MAIOR LOTE DA RESTITUIÇÃO
A Receita Federal do Brasil paga hoje o maior lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) da história do Fisco. Até então, a maior devolução de IR neste ano tinha ocorrido no segundo lote, em julho, quando foram liberados R$ 1,48 bilhão. Serão creditadas, simultaneamente, as restituições referentes aos exercícios de 2009 e 2008 para um total de 2.138.113 contribuintes, totalizando R$ 2 bilhões. Para saber se terá a restituição liberada nesse lote, o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146, informando o número do CPF. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá se dirigir ou ligar para uma das agências do Banco do Brasil ou para o BB responde, para agendar o crédito em conta corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.
INTERDIÇÃO DE GRUTA AFASTA TURISTAS DA CHAPADA
Tentando agilizar a reabertura da gruta do Poço Encantado, uma das mais famosas atrações da Chapada Diamantina, no município de Itaetê, e que foi interditada há dois anos, os prefeitos das cidades que fazem parte da Chapada Diamantina estão fazendo um apelo às autoridades para que a situação seja resolvida. Com a interdição, que ocorreu em 6 de novembro de 2007, mais de 10 mil turistas deixaram de visitar o local nestes últimos anos, trazendo prejuízos para a região. A interdição gerou uma campanha encabeçada pela União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD), que afirma que vários transtornos vêm sendo contabilizados na região, principalmente na rede hoteleira, que perdeu muitos investimentos devido à queda no fluxo de turistas e com isto ficaram inadimplentes com financiamentos que realizaram para ampliação do negócio. Cardoso informou que a UMCD requereu junto ao Ministério Público Federal (MPF), em Jequié, a reabertura para visitação. Para isso seria necessário firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os municípios e os diversos órgãos do governo federal, mas este acordo depende de um relatório da vistoria feita pelo Centro Nacional de Estudo, Pesquisa e Manejo de Cavernas (Cecav) ligado ao Instituto Chico Mendes, que até o momento não foi enviado para a Procuradoria. As informações são do jornal A Tarde.
Brasil e França apresentam ao mundo sua “Bíblia climática”
Os presidentes Lula e Sarkozy apresentaram hoje em Paris a "Bíblia climática" de Brasil e França para a reunião da ONU sobre clima que acontece em dezembro em Copenhague. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Brasil e França apresentaram neste sábado, em Paris, um documento conjunto em que se comprometem trabalhar para conseguir resultados ambiciosos na reunião da ONU sobre clima (COP 15) que acontece em dezembro, na capital dinamarquesa Copenhague. Além disso, os dois países vão pressionar Estados Unidos e China para que sejam mais ousados em suas propostas de redução de emissão de gases do efeito estufa.
Em declaração à imprensa feita hoje ao lado do presidente francês Nicolas Sarkozy, o presidente Lula afirmou que americanos e chineses não podem fazer um acordo bilateral – numa espécie de G2 – com base apenas nas realidades políticas e econômicas de seus países, “sem se importar com a responsabilidade que temos que ter com o conjunto da humanidade, pobres e ricos, norte e sul”.
O documento apresentado hoje em Paris foi chamado por Lula de “Bíblia climática” e, segundo o presidente brasileiro, pode servir de paradigma nas discussões climáticas em Copenhague nos próximos dias 16 e 17 de dezembro.
Boas Notícias – Corte das emissões brasileiras de gás-estufa será de 35% a 40%
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta sexta-feira (13) que o Brasil assumirá um compromisso voluntário de reduzir a taxa de crescimento de suas emissões de gás-estufa em 35% a 40% até 2020. Ele deu a declaração, exclusiva, ao G1, ao chegar a São Paulo, vindo do Rio de Janeiro. O ministro afirmou que “acredita” que a taxa será de 38%.
Minc participa nesta tarde, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do anúncio do número que o país apresentará na Conferência do Clima , em Copenhague.
O ministro afirmou que o anúncio após a reunião será de um número “mais próximo de 40%.” “Acredito em 38%”, disse o Ministro.
A reunião para oficializar como o Brasil pretende contribuir para frear o aquecimento global será no escritório da Presidência da República na Avenida Paulista.
Sobre a demora do governo em assumir uma meta voluntária, Minc afirmou que o “governo estava dividido” e que setores da indústria também não se sentiram confiantes no compromisso assumido pelo Brasil. “Tive reuniões com os presidentes das centrais sindicais mostrando que eles não seriam prejudicados. É um mito que a eficiência energética tira empregos dos trabalhadores”, disse.
Os gases que mobilizam governos, cientistas, ambientalistas – e candidatos à Presidência do Brasil – são responsáveis por um efeito de aquecimento anormal da temperatura do planeta. Especialistas chegaram a um consenso de que, caso as emissões não sejam controladas e reduzidas, efeitos como maior incidência de secas, derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e até intensificação de surtos epidemiológicos, sairão do controle ainda neste século.
Fonte: Portal G1
Esperamos que o exista muita dispota entre governo e oposição para ver quem corta mais emissão de gases estufa, essa é uma “briga” que vale a pena ver!
15 de novembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)