27 de fevereiro de 2010

Palestra com Cipriano Luckesi em Jequié

O Centro de Formação Profissional ( Profit), estará realizando no próximo dia 4, quinta-feira, às 19 horas, no Palácio das Artes, palestra com Cipriano Luckesi, cujo tema é “Avaliação da Aprendizagem na Escolar”. A avaliação deve ser entendida como um dos aspectos do processo de aprendizagem que permite ao professor e à escola, no seu conjunto, observar os resultados de sua prática pedagógica e rever procedimentos para melhor atingir os objetivos propostos e aos pais ou familiares apreciarem o progresso do aluno e as oportunidades de ensino que lhe serão oferecidas
INSCRIÇÕES:

Rua da Itália, 24, Sala 101, 1º And(prédio do Banco Itaú)Centro - Jequié-BahiaE-mail: profitbahia@gmail.com Telefone: (73) 3526-3110

Vacinação contra nova gripe começa em 8 de março

A gripe A (H1N1), doença que assustou a população mundial em 2009, terá vacinação para os baianos a partir de 8 de março.. Na Bahia a vacinação seguirá o calendário nacional.




Outra campanha será a de imunização contra a gripe comum. Começa em 24 de abril para idosos e em 10 de maio para população de 30 a 39 anos



Calendário



- 8/3 a 19/3 – Profissionais da saúde e indígenas



- 22/3 a 2/4 – Pessoas com doenças crônicas, gestantes e crianças de seis meses a 2 anos



- 5/4 a 23/4 – Adultos de 20 a 29 anos



- 24/4 a 7/5 – População de 30 a 39 anos. Também receberá doses da vacina contra a gripe. Idosos portadores de doenças crônicas.

26 de fevereiro de 2010

Melhores Montagens de 2009


 

  



  








UESB: RESULTADO DA 1ª FASE DA ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA



Se você está concorrendo a uma vaga no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística da Uesb, campus de Vitória da Conquista, fique atento! Foi divulgado o resultado da primeira fase do processo seletivo e a segunda etapa já será realizada nesta sexta-feira, 26. Os classificados devem comparecer às salas 8 ou 9 do Módulo Antônio Luiz (Luizão), a partir das 14 horas, de acordo com o local e horário especificados na lista de aprovação, para serem submetidos a uma entrevista. Leia mais.  Fonte: Ascom UESB

25 de fevereiro de 2010

Seleção para Programa de Formação de Professores




A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Uesb convoca os candidatos cadastrados na Plataforma Freire, cujos nomes constem nos anexos I, II e III, para participarem do processo seletivo do Programa de Formação para Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio, na modalidade presencial, voltado para os professores que atuam na rede municipal e estadual de ensino. Estão sendo oferecidas 1325 vagas, distribuídas para 33 turmas.
Os interessados não precisam realizar inscrição, pois foram considerados os candidatos inscritos na Plataforma Paulo Freire, dessa forma, os classificados serão submetidos a uma prova escrita, a ser realizada no dia 28, às 14 horas, nos campi da Uesb em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. As vagas são destinadas para candidatos que não possuem formação de nível superior de Licenciatura Plena e estejam em efetiva regência de classe, na área especifica ou afim ao curso pretendido.
Confira todos os detalhes referentes ao processo seletivo no Edital 014/09 ou entre em contato com a Prograd, através do telefone (77) 3424-8604.

APLB diz que educação municipal de Jequié permanece na contramão da história

A APLB Sindicato realizou assembleia e decidiu  pela manutenção das negociações com o poder público municipal. O dia 10 de março foi escolhido como o ”Dia Municipal de Luta”, quando a categoria pretende contar com o envolvimento dos pais para denunciar os problemas ainda existentes no setor. A presidente da APLB, Claudenice Santana, denunciou que tem escolas nas quais os alunos ainda estão sem aulas por falta do mobiliário escolar. A entidade denuncia também escolas de grande porte em que os coordenadores escolares praticam 20 horas, o insuficiente para atender satisfatóriamente as condições de funcionamento.

22 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO

Em Jequié, as aulas da rede municipal de ensino começam nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, com 21.136 alunos matriculados, até o momento. O prefeito Luiz Amaral e a secretária de Educação, Mirian Rotondano, vão participar da abertura do ano letivo de 2010, visitando o CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança – uma das unidades de ensino mais bem estruturadas do Município. Localizado no Jequiezinho, em uma área popular da cidade, a escola atende em regime integral. O prédio abriga também a Creche Alaor Coutinho. Este ano, a Prefeitura de Jequié investiu cerca de 320 mil reais em novos mobiliários e reformas de carteiras universitárias, bem como na compra de bebedouros, estantes de aço, ventiladores, impressoras, refrigeradores, microssistens, aparelhos telefônicos, entre outros, que estão sendo entregues para dar suporte aos profissionais em educação e melhorar cada vez mais a qualidade de ensino para os estudantes do Município. A garantia do transporte e da alimentação escolar; a preservação, reforma e ampliação dos prédios escolares; além da valorização dos professores, mediante cursos de formação continuada, serão pontos prioritários de 2010, assegura a secretária de Educação, Miriam Rotondano.

OS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

  
O Sistema de Educação do Município de Jequié é operacionalizado pela Secretaria Municipal de Educação com seus vários órgãos específicos. É acompanhado pelo Conselho Municipal de Educação, Conselho da Merenda Escolar e pelo Comitê Municipal de Transporte Escolar.
O mundo da Educação Municipal é constituído por:
21.136 alunos matriculados na cidade e zona rural;
497 salas de aula - 349 na cidade e 148 na zona rural;
970 professores - 771 concursados, 99 REDA e 100 estagiários;
48 diretores - todos concursados;
46 vice-diretores - todos concursados;
76 coordenadores pedagógicos - 32 concursados, 35 cargos e 9 núcleos;
34 secretários escolares;
Outros trabalhadores em educação: 531, sendo 283 concursados. 243 contratados e 5 assistentes de creche/cargo;
Merenda Escolar - São distribuídas 306.832 unidades/refeições mês para o ensino fundamental - 84.664 para as creches, 75.684 para a zona rural (Censo/2009).
Transporte Escolar - 123 veículos escolares, atendendo na cidade e na zona rural.
O Sistema Municipal de Educação custa aproximadamente 40 milhões de reais por ano. Esse valor que é financiado pelos impostos que cada contribuinte paga, razão pela qual, os pais devem acompanhar seus os filhos na escola, colaborando com a preservação das unidades escolares e ajudar fazer da educação do Município de Jequié uma forte alavanca no combate à desigualdade social. [Site da Prefeitura].