21 de abril de 2010

PROFESSORES DE JEQUIÉ ESTRARÃO EM GREVE A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, 26

Devido à postura do governo do prefeito Luiz Amaral (PMDB), que em várias audiências não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial para os professores da rede municipal de Educação, a categoria decidiu entrar em greve a partir da próxima segunda-feira, dia 26, por tempo indeterminado. Até esta data, a APLB-Sindicato e os professores vão esclarecer para a comunidade as razões do movimento e fortalecer a luta. A decisão foi tomada numa assembléia geral realizada nesta terça-feira (20), à tarde.

Seminário em Jequié discute economia e meio ambiente

É possível desenvolver com equilíbrio ambiental? Questões como esta serão debatidas no seminário Economia e meio ambiente no próximo dia 23 de abril, sexta-feira, a partir das 19h30 no Salão Paroquial de Nossa Senhora das Graças em Jequié, numa promoção do Centro de Estudos Chico Mendes. O seminário terá como debatedores o líder da Bancada do Partido Verde na Câmara Federal, deputado Edson Duarte, o deputado federal Luís Bassuma (PV-BA) e o presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes, e será mediado pelo jornalista Domingos Ailton. Os palestrantes Edson Duarte, Luis Bassuma e Ivanilson Gomes irão explicar o novo conceito da área econômica que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos.

DEPUTADO DESTINA VERBAS PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

As mais de 200 mil vagas de empregos que são oferecidas hoje no Brasil, e que não são ocupadas, em sua maioria, por falta de qualificação profissional foi o motivo que o deputado Roberto Britto a destinar, através de emenda orçamentária, recursos para a realização de cursos de capacitação profissional em diversos municípios do Estado.
Camareira, garçom, cozinheira, pizzaiolo e confeiteiro são os cursos que estão sendo oferecidos à população, em virtude de uma verba orçamentária destinada para o deputado. Entendendo a importância dessa ação para o desenvolvimento dos cidadãos, através da qualificação profissional, foi que Britto em parceria com o Centro Espírita Estrela do Seara, localizado no bairro do Uruguai, em Salvador, viabilizou a realização das aulas que acontecem desde o dia 05 de abril.
Segundo o Assessor do deputado, Eduardo Góes, a expectativa é de que, ao final dos cursos que acontecerão em 17 localidades, mais de 8 mil pessoas sejam beneficiadas… (Leia mais ) Fonte: Blog do Deputado

CRACK: A PESTE DO SÉCULO 21

- Por: Adanilton Fonseca Santos (*)
Três tiros, o silêncio, lágrimas, dor e outra vez o silêncio. A seguir, o telefonema, a policia, as algemas. O filho, esta morto aos 19 anos e a mãe condenada, ela acabara de matar seu único filho.
O retrato acima não faz parte de nenhum roteiro do cinema americano, aconteceu no Rio Grande do Sul em uma família de classe alta com um padrão muito acima da média do Brasil. A última alternativa da mãe foi matar o próprio filho, na guerra contra o CRACK.
Barata e de fácil acesso, ofertada em todas as esquinas do Brasil, o CRACK é a maior tragédia da vida moderna. Essa droga faz um caminho inverso das demais, ela surge no interior e avança nos grandes centros com uma velocidade impressionante. Não há divisões de classes, cor ou credo, todos estão sujeitos a ter em suas famílias a visita “indesejada” da Peste do Século 21.
Surgimento e efeitos
O crack deriva da planta de coca, é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos. O surgimento do crack se deu no início da década de 80, o consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco.
Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais.
A droga ocupa todos os espaços
Com todos estes males, o crack tem um consumo avassalador; crianças, jovens, homens, mulheres, todos consomem a droga com uma velocidade fora do comum. Vendem tudo, ate a própria dignidade para conseguir a droga. Perdem todos os valore morais, não existe amor de mãe, pai, irmãos, amigos, etc., a droga ocupa todos os espaços. Nem mesmo a maternidade é preservada, a mãe dependente pouco ou nenhum valor dar ao filho que gera, é algo terrível.
Se não tomarmos providencias essa PRAGA pode bater em nossas portas. Nada é mais terrível do que a mãe tirar a vida do próprio filho., não existe resistência física que suporte tamanha dor. São dois caixões, um baixa a sepultura e outro vai ficar um morto vivo.
O que estamos fazendo para coibir ou frear o avanço deste PESTE? Vamos esperar para enterrar nossos filhos, sobrinhos, netos, amigos, irmãos, pai, mãe ou vamos partir para a luta e cobrar a quem de direito uma atitude seria e eficaz contra o mal do século 21?
- Adanilton (*): Consultor, Professor, Pai, Amigo, irmão