2 de outubro de 2010

A 1 dia das eleições: fique atento a restrições aos eleitores


Adicionar legenda
Para evitar problemas e votar com tranquilidade, o eleitor deve estar atento a algumas restrições impostas no dia do pleito. Confira abaixo uma lista do que pode e do que não pode ser  feito:
 É permitido:
– Uso individual de broches, bandeiras ou adesivos, desde que em uma manifestação silenciosa.
– Uso de santinho ou cola com o número dos candidatos escolhidos.
                                  
              É proibido:
– Distribuir panfletos ou brindes (camisetas, bonés, chaveiros, canetas) contendo propaganda eleitoral.

– A aglomeração pública de pessoas com roupas padronizadas de algum candidato ou coligação.
– Boca de urna ou fazer propaganda eleitoral no dia do pleito. Ou seja, estão proibidos os alto-falantes e amplificadores de som, comícios ou carreatas, a distribuição de material de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos. É crime: condenados por boca de urna podem ir para a cadeia por um período de seis meses a um ano. Quem flagrar alguém fazendo boca de urna deve comunicar a Brigada Militar.
– Bandeiras e cartazes móveis só são permitidos nas ruas até as 22h da véspera das eleições.
– Usar celulares ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto.

28 de setembro de 2010

Cola eleitoral: imprima e preencha com os dados dos candidatos

A Justiça Eleitoral permite que o eleitor leve para a cabine de votação uma cola preenchida com os nomes dos candidatos que escolheu para presidente, governador, senadores, deputado federal e deputado estadual

Pesquisa mostra que quase metade da população tem excesso de peso

A obesidade é um problema sério e está atingindo níveis alarmantes, de acordo com dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta sexta-feira, 27 de agosto.

A pesquisa mostra que em todas as regiões do país, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda

aumentou o percentual de pessoas com excesso de peso. O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos, 48% das mulheres e 50,1% dos homens acimas de 20 anos. Ou seja, quase metade da população está acima do peso, o que significa um motivo de preocupação já que a obesidade está associada a maior chance de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão e diabetes.

O parâmetro usado para definir se o peso de um adulto está adequado é o IMC (Índice de Massa Corporal). Para calculá-lo, batsa dividir o peso pela altura ao quadrado. Pessoas obesas têm IMC igual ou superior a 30 kg/m². O excesso de peso ou sobrepeso ocorre quando o IMC fica entre 25 e 30 kg/m².

27 de setembro de 2010

Encerramento Junino:Rítmo de Copa 2010





                                                   TURMA DA ESCOLA ATIVA

26 de setembro de 2010

Dia Mundial do Coração

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 26/10 como Dia Mundial do Coração. O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas, no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras. No Brasil, ela é responsável por 300 mil mortes ao ano.

A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença no Brasil. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Já o excesso de peso, principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. Neste Dia Mundial do Coração, comemorado.

INDÍCIOS MOSTRAM QUE TIRIRICA É ANALFABETO

 
De acordo com a Constituição, os analfabetos são inelegíveis e, portanto, não podem se candidatar e receber votos. Por lei, os candidatos são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral um comprovante de escolaridade. Na ausência de comprovante, devem demonstrar capacidade de ler e escrever. Para registrar sua candidatura a deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR) apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo uma declaração em que ele afirma que sabe ler e escrever. No entanto, fontes ligadas ao humorista fazem aumentar a suspeita de que Tiririca é, sim, um analfabeto.O humorista Ciro Botelho diz que escreveu sozinho o livro As piadas fantárdigas do Tiririca em 2006. A publicação é assinada só por Tiririca. Botelho diz que escreveu com base em histórias contadas por ele. “O Tiririca não sabe ler nem escrever”, afirma. Dois funcionários da TV Record também disseram a Época que nos bastidores do programa humorístico Show do Tom, do qual Tiririca participa, é sabido que ele não lê nem escreve. Na última quarta-feira (22), a publicação fez um teste com Tiririca. Durante um almoço, pediu a ele para responder a perguntas da pesquisa Ibope sobre o Congresso. As duas primeiras questões foram lidas pela reportagem e respondidas normalmente por Tiririca. Em seguida, foi apresentado ao candidato um cartão para ele ler a terceira pergunta e as alternativas de resposta. Nesse momento, seus assessores o cercaram imediatamente. O filho de Tiririca, Éverson Silva, começou a ler a pergunta para o pai, mas a pesquisa foi interrompida pelos assessores com a alegação de que ele precisava almoçar e que a aplicação da pesquisa não fora combinada previamente. Depois desse novo mal-estar, Época tentou questioná-lo sobre sua alfabetização. Sua assessoria de imprensa não permitiu mais contatos. Ela diz que Tiririca sabe ler e escrever, mas que ele ficaria “chateado por ter de provar que sabe ler”.

DOR DE CABEÇA TEM TRATAMENTO NA UESB

A dor de cabeça tem várias origens. Este é um mal que vem importunando muitas pessoas, principalmente na atual sociedade, na qual as pessoas têm muitas ocupações e responsabilidades diárias. Para tratar desta questão, o Departamento de Saúde (DS), Campus de Jequié, criou o projeto de extensão “Intervenção Fisioterapêutica nas Cefaléias através da Terapia Manual”, coordenado pelo professor Fhelício Sampaio Viana e auxiliado por discentes do curso de fisioterapia.

Segundo o jornalista Carlos Santos, assessor de imprensa da UESB, “o projeto objetiva o tratamento de cefaléia – termo médico para dor de cabeça. Funciona há dois anos e tem obtido resultados satisfatórios nos pacientes atendidos”. Os interessados podem se inscrever na Clínica de Fisioterapia (perto do campus universitário) entre os dias 29 de setembro a 8 de outubro, nos horários das 14 às 17h, ou pelos telefones (73) 3528 – 9632, 9999 – 3145, falar com Denize Fernandes, ou pelo e-mail: iseffisio@hotmail.com

Alegria na chegada da primavera