13 de julho de 2010

Conselhos da Educação com dificuldades para se reunirem

Os três conselhos municipais ligados ao setor educacional – Conselho Municipal de Educação-CME, Conselho Municipal do FUNDEB e Conselho Municipal de Alimentação Escolar-CAE, estão sem cumprir com as suas funções legais em face de não disporem de um espaço para se reunirem. A denúncia foi confirmada na manhã de terça-feira (13) no programa Jequié Urgente (93 FM) pelas presidentes dos colegiados, respectivamente, as professoras Miralva Moreira Rocha, Josélia Oliveira e Claudenice Santana. Segundo elas, desde que a utilização do prédio da antiga biblioteca municipal foi embargada por técnicos da Secretaria de Infraestrutura, devido aos riscos de desabamento de sua estrutura, os três conselhos vem se utilizando de espaços cedidos por terceiros para realizarem suas reuniões. “É atribuição do gestor municipal, fornecer as instalações e os meios necessários para funcionamento dos conselhos municipais”, enfatizaram.




O Secretário Municipal de Administração, José Roberto Borges Souza, também participou da entrevista e defendeu a Prefeitura ao afirmar que “o prefeito Luiz Amaral tem consciência de suas responsabilidades e nós não temos nos furtado de procurar encontrar um imóvel que atenda às necessidades dos três conselhos”. Para as presidentes a realidade não tem sido bem esta “os locais até aqui sugeridos pela Prefeitura não atendem às necessidades”. Segundo elas, está estabelecido um prazo até sexta-feira (16) para que o impasse seja solucionado e, em caso disso não acontecer o fato será notificado às instâncias superiores, para que seja orientada acerca da diretriz a ser adotada.

Hospital de Jequié receberá equipamentos para leitos de UTI/UCI Neonatal

Com o objetivo de dar continuidade às ações definidas para o Pacto da Redução da Mortalidade Infantil na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) recebeu do Ministério da Saúde 1.603 equipamentos de suporte à vida, destinados à ampliação e qualificação de leitos de UTI/UCI Neonatal. O quantitativo de equipamentos foi definido de acordo com a solicitação da Sesab, tendo sido referendado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).




No interior, de acordo informação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) serão direcionados equipamentos para os municípios de Barra, Camaçari (Hospital Geral de Camaçari), Eunápolis, Feira de Santana (hospitais da Criança e Clériston Andrade), Guanambi, Itabuna, Jequié (Hospital Geral Prado Valadares), Juazeiro, Lauro de Freitas (Hospital Menandro de Faria), Porto Seguro (Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães), Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Valença.

12 de julho de 2010

IDEB 2009 - Piores notas: Municípios

Apuarema (BA) 0,5




Chaves (PA) 1,4



Pedro Alexandre (BA) 2,0



Nilo Peçanha (BA) 2,1



Manoel Vitorino (BA) 2,1



Duas Estradas (PB) 2,2



Santa Inês (PB) 2,2



São Félix do Piauí (PI) 2,2



Dário Meira (BA) 2,2



Pilão Arcado (BA) 2,2



Bonfim do Piauí (PI) 2,2



Fonte: MEC.

ATENDIMENTO NOITE E DIA

A agência bancária responsável pelo pagamento da folha salarial dos servidores municipais decidiu instalar um caixa eletrônico na Praça Duque de Caxias. Antes, existia um caixa no interior do prédio da Prefeitura.