24 de outubro de 2009

JEQUIÉ, 112 ANOS! A HISTÓRIA DE TEU POVO É TUA GRANDEZA




JEQUIÉ HOJE




O Município de Jequié é o principal centro comercial, industrial, prestador de serviços e agropecuário da microrregião que engloba 26 municípios (Aiquara, Amargosa, Apuarema, Brejões, Cravolândia, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Marcionílio Souza, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra). Jequié está situada no interior do Estado da Bahia, na Mesorregião do Centro-Sul, distante 365 km de Salvador. Jequié tem mais de 3.000 km², possuindo os seguintes distritos: Florestal, Itaibó, Boaçu, Itajuru, Monte Branco, Baixão, Oriente Novo e Barra Avenida. Sua sede também está dividida em muitos bairros e loteamentos, entre eles estão: Jequiezinho, Mandacaru, São Luiz, Campo do América, Joaquim Romão, Cidade Nova, Jardim Alvorada, Jardim Eldorado, Vila Rodoviária, Km 3 e Km 4, Alto da Bela Vista, Urbis I, II, III e IV, São José, Pompílio Sampaio, São Judas Tadeu, Parque das Algarobas, Mirassol, Tropical, Itaigara, Brasil Novo, Vovó Camila, Amaralina, Prodecor, Zimbrune, Baixa do Bonfim, Barro Preto, Sol Nascente, Curral Novo, Pau Ferro, Alto do Amor, Posto Manoel Antonio, Inocoop, Vila Vitória. Brinco de Ouro, Água Branca, Brasil Novo.




Hoje somos um município com 150.531 mil habitantes (conforme última estimativa do IBGE em 2008), com importância política no cenário estadual (pelo menos em três oportunidades jequieenses ilustres ocuparam a governadoria da Bahia e hoje temos 1 senador da república, 1 deputado federal e 3 deputados estaduais), somos polo regional, pois nossa localização geografia nos favorece a confluência de estradas que ligam o norte ao sul do pais, bem como nosso avanço nos setores de comunicação, serviços, educação, dentre outros, tem propiciado a Jequié uma significativa mudança de mentalidade, quando passamos, enquanto sociedade civil organizada, de meros pedintes de favores políticos para a efetiva cobrança de políticas públicas que propricie um real avanço econômico e social para o nosso povo. Entendo eu que a melhor infraestrutura de Jequié é o seu povo.






JEQUIÉ AMANHÃ




A Jequié de amanhã sonha com a pujança econômica e a igualdade social. Seus filhos mais nobres querem o pleno desenvolvimento dessa nossa amada Cidade Sol via a independência do Campus da UESB Jequié, criando a nossa UNERC – Universidade Estadual Rio das Contas. Quer ainda uma política econômica e social que contemple a geração de emprego e renda para nossos munícipes e um firme combate ao tráfico de drogas e a violência crescente por ele alimentado. Buscamos ainda um conviveu social mais harmônico em nosso trânsito, hoje caótico e assassino, além de logradouros públicos onde o prazer de um bom papo e o frescor de novas ideias possa florescer livremente como é a natureza de quem nasce nesse nosso amado rincão. Parabéns Jequié, em 112 anos, a História de teu povo tem sido tua grandeza.


Falta de conscientização e de educação no combate a Dengue em Jequié

A interferência do Estado no combate ao mosquito da dengue tem mobilizado várias secretarias e Jequié tem ganhado reforço para que sejam efetivas estas ações. A visita de casa em casa por agentes de saúde e pessoas do Exercito tem deixado uma mensagem que a coisa é seria e precisa de atenção da população, mais a situação é muito grave, a maioria das casas visitada no alto do cemitério são de pessoas carente e a um acumulo muito intenso de lixo nos quintais, situações que deixa o local propicio para a proliferação do mosquito. In-loco visitei uma residência que o acumulo de lixo no fundo do quintal mostra que há uma falta de asseio daquele morador. São atitudes que precisa que o Estado seja mais rigoroso e use de autoridade para que o morador tome a devida higienização do local onde mora. O esforço do agente em cobrir o tanque ou até mesmo o tonel com tela, não é o suficiente. A questão é realmente de falta de higiene, tem casa que faz mal até em adentrar, uns ambientes insalubres, impregnados de sujeira, e não é porque são pessoas pobres não, porque há casas vizinhas na mesma situação de carência que estão limpas. A situação é de falta de conscientização e de educação.

NA CÂMARA DE VEREADORES DE JEQUIÉ, SESSÃO ESPECIAL PELA UNERC

Na noite de ontem (23), a partir das 19h, foi realizada uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores para debater a implantação da Universidade Estadual do Rio das Contas (UNERC) em Jequié. Com a presença de muitas autoridades – deputados e integrantes de entidades empresariais -, professores, organizações populares e partidos, o evento se transformou em mais um ato político em defesa do desmembramento do Campus da UESB – Jequié em relação à sede em Vitória da Conquista para criação da nova instituição de ensino superior. Num trecho de um manifesto distribuído no local, organizado por vários grupos sociais de Jequié, a nova universidade, com autonomia administrativa e financeira, será “mais esse grande presente para nossa cidade e região. Nossa vitória será a independência do conhecimento e a garantia do desenvolvimento regional”.

19 de outubro de 2009

Jequié: Jogos Escolares da Bahia

Jequié realiza até o próximo dia 17, os Jogos Escolares da Bahia, com a participação de alunos de 38 colégios. O Ginásio de Esporte Aníbal Brito (GEAB), Uesb, Estádio Waldomiro Borges e no Campo de Futebol do Baba da Democracia, estão sediando o evento A solenidade de abertura do evento ocorreu na noite desta quarta-feira, no GEAB, com a presença do prefeito de Jequié, Luiz Amaral; do diretor da Direc 13, Roberto Gondim; além de Osmar Milazzo e José Fernandes, ambos da secretaria de Educação do Estado.Estão presentes delegações de Jaguaquara, Ibirataia, Aiquara, Lafaiete Coutinho, Planaltino, Cravolândia, Apuarema, Manoel Vitorino, Ipiaú, Lajedo do Tabocal, Ubatã, Jitaúna. Dezenas de colégios de Jequié participam das mais diversas modalidades como futsal, handebol, vôlei, xadrez, futebol de campo. Os campeões de cada modalidade vão disputar a finalissima dos Jogos, em Salvador.

Projeto de lei inclui no calendário escolar semana de educação alimentar

Preocupado com o aumento da taxa de obesidade infantil e juvenil e sua conseqüência na saúde dos estudantes, o deputado estadual Isaac Cunha (PT-BA) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa criando a Semana de Estudo sobre a Educação Alimentar nas escolas da educação básica do Estado da Bahia. Estudos indicam que cerca de 15% das crianças sofrem de problemas de obesidade. Pelo projeto, as atividades serão inseridas durante a semana em comemoração ao dia do estudante, com apresentação de seminários e palestras, envolvendo a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva, com orientações que vão desde a postura e mastigação corretas até informações de como se prevenir contra obesidade infantil.

Gutinha quer incluir Formação de Cidadania na rede municipal

O Vereador Gutinha vem defendendo a implantação de uma nova disciplina na rede de ensino municipal, voltada exclusivamente para formação da cidadania. A disciplina foca os preceitos da moral e ética, anteriormente conhecida como OSPB (Organização Social Política Brasileira) e Educação Moral e Cívica. Justifica o vereador, que considerando a importância da implantação de uma Educação de qualidade e a necessidade de desencadear uma melhor estruturação para a formação dos futuros alunos, a disciplina apresenta como tema transversal e trás em seu orgânico os seguintes pontos: Educação Para o Transito, Ética, Educação Para o Consumidor, Meio Ambiente, Educação em Saúde e Orientação Sexual.
Diz o edil que, acredita que mais que um conjunto de temas, propõe proposta de fortalecimento da Instituição de ensino e a aproximação da escola, s, e família; com o objetivo de torná-la como mediadora dando suporte e incentivo aos alunos de diversas escolas conscientizando-os para uma formação mais humana bem como a valorização social, moral e preservação do meio ambiente. Problemas cruciais que precisa do apoio de toda comunidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Gutinha.