2 de outubro de 2009

A Olimpíada-2016 é do Rio de Janeiro




Dessa vez não teve para ninguém, a Olimpíada-2016 é do Rio de Janeiro. Não havia como derrotar a cidade brasileira depois da apresentação das quatro candidatas nesta sexta-feira (2), em Copenhague, na Dinamarca. A cidade carioca teve, no último round do pleito, 66 votos contra 32 de Madri.

Rio venceu Madri por 66 a 32
Record mostrará eventos olímpicos
Veja fotos da festa na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Enquete: o que você achou da vitória da cidade carioca?
CBF fará plano inédito para medalha de ouro em 2016

Os delegados da candidatura carioca mostraram claramente que queriam a Olimpíada-2016, ao contrário dos representantes das outras cidades, que não foram tão fortes na hora de mostrar sua vontade em receber os Jogos. Entre os defensores da candidatura do Rio, sobrou entusiasmo, principalmente por parte do presidente Lula, que garantiu poder abraçar o evento, além de exibir emoção ao apontar os cinco aros olímpicos. - Ali vejo meu país. Gente do mundo todo, orgulhosos da origem, e de serem brasileiros.

A eleição da sede olímpica foi o final de um processo que durou anos de investimento em favor do Brasil pelos cinco continentes. E que, nos últimos dois, teve o presidente Lula totalmente engajado, aproveitando reuniões de cúpulas internacionais para falar da candidatura carioca.

Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e um dirigente com mais de 30 anos de experiência em política esportiva, correu atrás de votos de cada um dos eleitores, em seus países, e em muitos deles ainda levou atleta brasileiros que tinham a ver com locais relacionados a suas modalidades, como Adriana Behar, do vôlei de praia, que foi a Bali, e Isabel Swan, velejadora que foi à Nova Zelândia. Além, claro, de Pelé, que se encarregou da América Central e da África.

Nuzman também teve outro ponto muito forte a favor de seu trabalho: fez parte da comissão de avaliação das candidatas à Olimpíada-2008, correndo todas as cidades e observando pontos fracos e fortes, além dos pontos que pareciam favoráveis a seus colegas membros do COI (afinal foi Pequim a eleita).

Assim, desta vez o Rio de Janeiro saiu da "rabeira" na primeira avaliação do COI, quando teve apontados problemas de segurança, transporte e acomodações para chegar à reta final com soluções propostas e favorita na corrida olímpica.
Os Jogos Olímpicos do Rio serão realizados do dia 5 ao dia 21 de agosto 2016.

Trânsito: educação é bom e todos gostam

O Ministério das Cidades está em campanha para conscientizar os motoristas para que dirijam cada vez mais e melhor. Os vídeos da campanha Educação no Trânsito deste ano abordam problemas muito comuns na vida de todo motorista, como o bloqueio de cruzamentos e a famigerada ultrapassagem perigosa. A campanha mostra que, com ações simples de educação, é possível minimizar o estresse diário e evitar acidentes. Confira:

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu 2009 como o ano da Educação no Trânsito porque órgãos que lidam com o assunto têm percebido que os brasileiros se comportam mal quando estão ao volante. O preocupante é que a grosseria resulta muitas vezes em violência no trânsito. Apesar de não serem computadas nos levantamentos estatísticos realizados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), brigas e discussões de trânsito têm acontecido com frequência, conforme informações do Denatran -- ver aqui.
Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira, o ministro Márcio Fortes (Cidades), se perguntou por que muitas pessoas, mesmo aquelas normalmente carinhosas, adotam um comportamento tão violento no trânsito, e falou da importância de os motoristas e pedestres se respeitarem:

1 de outubro de 2009

Saúde – Andar faz bem?


Virou mania em meados da década de 1980, nenhum estudo comparou sistematicamente a atividade física com a probabilidade de adoecer. Foi constatado naquele ano, uma incidência mais alta de oclusão coronária (bloqueio das artérias) em profissionais liberais do que em operários. Nos últimos 30 anos mais de 50 grandes pesquisas científicas dedicaram-se ao exame da associação entre o exercício e a saúde. A maioria desses estudos foram realizados em locais de trabalho, avaliando a atividade física no exercício da profissão, mas no final da década de 1970 surgiram investigações também em atividades de lazer. Mais de 16 mil diplomados de Harvard matriculados entre 1916 e 1950 foram usados no projeto. Tal estudo supôs que uma hora de atividade vigorosa resultaria na queima de 500 quilocalorias; na verdade as calorias queimadas podem variar muito devido ás diferenças de peso e a intensidade dos exercícios. Porém, indivíduos que andavam 15 km por semana tinham 21% menos de probabilidades de sofrer um ataque cardíaco do que seus colegas mais sedentários. Em meados da década de 1980, várias tendências começaram a incentivar a caminhada. Um dos fatores foi o envelhecimento da população. Os mais velhos estavam interessados em exercícios menos estressantes que a corrida por exemplo. A caminhada foi uma alternativa mais segura para os quarentões. O que jogou uma ducha de água fria também nos velhos corredores foi a morte do escritor maratonista Jim Fixx, em julho de 1984, considerado o papa da corrida, sofreu um colapso cardíaco e morreu enquanto corria numa estrada aos 52 anos. Sua morte prematura confirmou que por si só, o exercício não bastava para evitar doenças cardíacas. O exercício deixou de ser visto como uma panacéia e a corrida perdeu parte de sua popularidade. Há dúvidas sobre a relação entre o condicionamento físico intensivo e a longevidade. Não basta se exercitar. Outros fatores devem ser observados: fumo, níveis de colesterol elevado, hipertensão, obesidade, histórico familiar e diabetes. O exercício só combate o fator “vida sedentária”, restando os demais. O exercício só é eficiente se acompanhado de outros bons hábitos. A caminhada sempre foi subestimada como atividade para condicionamento aeróbico em curto prazo. Entretanto, em 1971, ficou demonstrado que após 20 semanas, homens de meia idade obtiveram algum benefício: aumento de 18% no consumo máximo de oxigênio e um importante decréscimo de peso e gordura.
Publicado em: fevereiro 13, 2009

Prova do Enem vaza e Ministério da Educação cancela teste

A prova marcada para o próximo sábado seria aplicada a 4,1 milhões de pessoas

O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) marcada para o próximo sábado (3) porque o teste vazou, informa reportagem de O Estado de S. Paulo.

Com o cancelamento, 4,1 milhões pessoas em 1,8 mil cidades do Brasil vão deixar de fazer o teste. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad, que confirmou o vazamento ao consultar o Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem.

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, comentou o cancelamento da prova ao jornal:

- Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance.Em breve o R7 vai trazer mais informações. [R7]

IDOSA DE 100 ANOS COMEMORA ALFABETIZAÇÃO


A aposentada Enedina Pereira da Silva, de 100 anos, teve um dia especial nesta quarta-feira (28), quando obteve duas conquistas dignificantes. Ela comemorou um centenário de vida e o acesso à alfabetização pelo programa Todos pela Educação (Topa). A medida pretende ensinar dois milhões de baianos a ler e escrever, para que o déficit educacional histórico do estado seja amenizado. Além de dona Enedina, o seu filho, Lourival Rodrigues, de 61 anos, frequenta as aulas na mesma sala da aposentada em Ilhéus, no sul da Bahia.

29 de setembro de 2009

Curiosidades – Qual era o nome de Dom Pedro I?


Imagine um nome bem grande, agora aumente ele 3 vezes. Provavelmente ele estará no tamanho do nome do imperador Dom Pedro I , pois seu nome era composto por 18 palavras. Ele se chamava Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Para o filho não ter o mesmo problema, dom Pedro II foi batizado com apenas 15, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.
Exagero, não?

Papo Sério – Pais não acompanham os filhos no computador, diz pesquisa


Jovens publicam imagens e informações íntimas sem ter noção dos riscos que estão correndo


É alarmante o resultado de uma pesquisa encomendada pelo Common Sense Media sobre o uso da internet por crianças e jovens e a percepção que os pais têm sobre a vida online de seus filhos


A pesquisa mostrou que poucos pais sabem o que os seus filhos fazem enquanto estão conectados. Muitos ignoram que a vida online das crianças pode trazer problemas reais. Segundo a pesquisa, 13% dos jovens entrevistados admitiram ter publicado fotos ou vídeos com imagens de nus, de si mesmo ou de outras pessoas. Mas apenas 2% dos pais entrevistados têm consciência disso.


Ainda de acordo com a pesquisa, 18% dos jovens admitiram ter se passado por adultos durante conversas em salas de bate-papo, 28% dizem ter compartilhado informações que não divulgariam em público e 37% dos pesquisados disseram que já “tiraram sarro” ou ameaçaram amigos da escola, ato conhecido como “cyber bullying“. Do lado dos pais, apenas 8% disseram ter consciência de que seus filhos se passavam por adultos em chats, 16% falaram que sabiam que os filhos divulgavam informações privadas na internet e 18% disseram ter conhecimento sobre os ataques contra colegas de escola.


Os resultados mostram uma preocupante ruptura entre pais e filhos quando oassunto é a vida digital. A geração que hoje tem 13 ou 14 anos já cresceu conectada e, para eles, a fronteira entre a “vida real” e a “vida online” é muito turva. A sensação é de que as ações na internet não terão consequências fora dela. Os pais, por outro lado, vêm de uma geração que ainda não entende completamente o poder da internet e o quanto seus filhos podem se expor no mundo online.

E como solucionar este problema sem “liberar geral” e sem invadir a privacidade dos jovens? Hoje em dia a internet é uma necessidade e a proibição está fora de questão. O melhor mesmo é conversar e mostrar que nem tudo na web é seguro e nem todo mundo é quem diz ser. Deixar o computador de casa em algum lugar de passagem, como sala ou escritório, e não no quarto do filho, onde ele pode se trancar, também é uma boa ideia.


A pesquisa foi feita nos Estados Unidos com 2.015 jovens e pais de jovens de 13 a 18 anos entre maio e junho deste ano.




Thaís Pontes é jornalista, blogueira e faz pós-graduação em Roteiro. Foi editora de conteúdo jovem no iG e hoje trabalha com publicidade em mídias sociais na agência Talk. É colunista do site da Revista Capricho e escreve nos blogs www.dicadodia.com e no www.thaispontes.com.br



Lula pede apoio de sulamericanos e africanos para Rio 2016


O presidente Lula pediu ajuda dos países que participam da II Cúpula América do Sul-África, na Isla Margarita, na Venezuela, para que o Rio de Janeiro consiga sediar as Olimpíadas de 2016, convocando os líderes presentes ao encontro a pedir que seus delegados votem na cidade brasileira no próximo dia 2 de outubro, em reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague, na Dinamarca.


Lula lembrou que, das 10 maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não fez uma Olimpíada, e também que a América do Sul nunca fez uma Olimpíada. O presidente brasileiro afirmou que o evento esportivo não pode ser um privilégio dos países ricos e que, por Londres ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2012, não é justo a Europa receber o evento novamente em tão pouco tempo. Lembrou ainda que os Estados Unidos já organizaram oito eventos olímpicos – quatro Olimpíadas de verão e quatro de inverno.


Gostaria que os presidentes e ministros que estão aqui pudessem conversar com seus delegados para que no dia 12 de outubro votassem na cidade do Rio de Janeiro. Eu já fiz esse apelo no encontro dos países da América do Sul com os países árabes, já fiz no Congresso da União Africana lá na Líbia, e gostaria de reiteirar o apelo para que os presidentes e os ministros que estão aqui conversassem com seus delegados para que nós pudessemos ter o direito de fazer uma Olimpíada no continente sulamericano.

28 de setembro de 2009

MEDITAÇÃO


Salmos 1





1Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4
¶ Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.