29 de setembro de 2009

Lula pede apoio de sulamericanos e africanos para Rio 2016


O presidente Lula pediu ajuda dos países que participam da II Cúpula América do Sul-África, na Isla Margarita, na Venezuela, para que o Rio de Janeiro consiga sediar as Olimpíadas de 2016, convocando os líderes presentes ao encontro a pedir que seus delegados votem na cidade brasileira no próximo dia 2 de outubro, em reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague, na Dinamarca.


Lula lembrou que, das 10 maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não fez uma Olimpíada, e também que a América do Sul nunca fez uma Olimpíada. O presidente brasileiro afirmou que o evento esportivo não pode ser um privilégio dos países ricos e que, por Londres ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2012, não é justo a Europa receber o evento novamente em tão pouco tempo. Lembrou ainda que os Estados Unidos já organizaram oito eventos olímpicos – quatro Olimpíadas de verão e quatro de inverno.


Gostaria que os presidentes e ministros que estão aqui pudessem conversar com seus delegados para que no dia 12 de outubro votassem na cidade do Rio de Janeiro. Eu já fiz esse apelo no encontro dos países da América do Sul com os países árabes, já fiz no Congresso da União Africana lá na Líbia, e gostaria de reiteirar o apelo para que os presidentes e os ministros que estão aqui conversassem com seus delegados para que nós pudessemos ter o direito de fazer uma Olimpíada no continente sulamericano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário