A algum tempo o programa da alimentação escolar não vem sendo aplicado de forma satisfatória nas escolas da rede municipal de Jequié. A situação se agravou depois que a administração municipal decidiu terceirizar o serviço (antes realizado nas próprias unidades de ensino). Houve questionamentos, mas interesses financeiros e econômicos foram mais fortes do que a opinião da comunidade escolar.
O fato é que depois disso, a qualidade e quantidade da merenda escolar distribuída nas escolas diminuíram significativamente. Na atual gestão do prefeito Luiz Amaral, ainda com a empresa Lemos Passos, que venceu uma licitação conturbada, a situação piorou e se transformou numa crise. Constantemente a prestadora alega atrasos de pagamento (repasse municipal). Como diz que não tem recursos (e como forma de protesto), ela interrompe a distribuição da merenda, como tem ocorrida nos últimos dias. Conforme foi denunciado por vereadores na Câmara, a Prefeitura estaria devendo 1,5 à Lemos Passos.
Crime
Com o impasse e a questionada qualidade de prestação de serviço, algumas técnicas do FNDE (Do Ministério da Educação) vieram a Jequié para participar de uma reunião com o Conselho da Alimentação Escolar, presidido por Vânia Duarte. As representantes do Governo Federal ouviram as ponderações dos conselheiros e também fizeram uma visita a várias escolas da sede e dos distritos. Depois disso, elas informaram que o município de Jequié deve assumir de forma direta a administração da merenda, sem intermediações (empresas terceirizadas), conforme a lei. “Foi uma importante decisão. Além de fortalecer a economia local, a comunidade escolar poderá fiscalizar melhor a aplicação dos recursos e a compra dos alimentos. Como estava, com a empresa, a Prefeitura gastava o dobro por um serviço mau feito”, comemorou Vânia, acrescentando que o município deve se estruturar para assumir a nova responsabilidade. “Não podemos aceitar a repetição do crime que foi a constante interrupção da merenda escolar para as crianças”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário