JEQUIÉ HOJE
O Município de Jequié é o principal centro comercial, industrial, prestador de serviços e agropecuário da microrregião que engloba 26 municípios (Aiquara, Amargosa, Apuarema, Brejões, Cravolândia, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Marcionílio Souza, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra). Jequié está situada no interior do Estado da Bahia, na Mesorregião do Centro-Sul, distante 365 km de Salvador. Jequié tem mais de 3.000 km², possuindo os seguintes distritos: Florestal, Itaibó, Boaçu, Itajuru, Monte Branco, Baixão, Oriente Novo e Barra Avenida. Sua sede também está dividida em muitos bairros e loteamentos, entre eles estão: Jequiezinho, Mandacaru, São Luiz, Campo do América, Joaquim Romão, Cidade Nova, Jardim Alvorada, Jardim Eldorado, Vila Rodoviária, Km 3 e Km 4, Alto da Bela Vista, Urbis I, II, III e IV, São José, Pompílio Sampaio, São Judas Tadeu, Parque das Algarobas, Mirassol, Tropical, Itaigara, Brasil Novo, Vovó Camila, Amaralina, Prodecor, Zimbrune, Baixa do Bonfim, Barro Preto, Sol Nascente, Curral Novo, Pau Ferro, Alto do Amor, Posto Manoel Antonio, Inocoop, Vila Vitória. Brinco de Ouro, Água Branca, Brasil Novo.
Hoje somos um município com 150.531 mil habitantes (conforme última estimativa do IBGE em 2008), com importância política no cenário estadual (pelo menos em três oportunidades jequieenses ilustres ocuparam a governadoria da Bahia e hoje temos 1 senador da república, 1 deputado federal e 3 deputados estaduais), somos polo regional, pois nossa localização geografia nos favorece a confluência de estradas que ligam o norte ao sul do pais, bem como nosso avanço nos setores de comunicação, serviços, educação, dentre outros, tem propiciado a Jequié uma significativa mudança de mentalidade, quando passamos, enquanto sociedade civil organizada, de meros pedintes de favores políticos para a efetiva cobrança de políticas públicas que propricie um real avanço econômico e social para o nosso povo. Entendo eu que a melhor infraestrutura de Jequié é o seu povo.
JEQUIÉ AMANHÃ
A Jequié de amanhã sonha com a pujança econômica e a igualdade social. Seus filhos mais nobres querem o pleno desenvolvimento dessa nossa amada Cidade Sol via a independência do Campus da UESB Jequié, criando a nossa UNERC – Universidade Estadual Rio das Contas. Quer ainda uma política econômica e social que contemple a geração de emprego e renda para nossos munícipes e um firme combate ao tráfico de drogas e a violência crescente por ele alimentado. Buscamos ainda um conviveu social mais harmônico em nosso trânsito, hoje caótico e assassino, além de logradouros públicos onde o prazer de um bom papo e o frescor de novas ideias possa florescer livremente como é a natureza de quem nasce nesse nosso amado rincão. Parabéns Jequié, em 112 anos, a História de teu povo tem sido tua grandeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário