Resultados da pesquisa foram apresentados em reunião da APLB/Sindicato, em Salvador
A APLB- Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia contratou a agência paulista Toledo & Associados para identificar, medir e analisar o índice de evasão escolar no Estado da Bahia, pela ótica dos profissionais das escolas públicas de Ensino da 5ª a 8ª série e Ensino Médio.
Foram realizadas entrevistas pessoais com os responsáveis pelas escolas (diretores, vice-diretores, secretários, coordenador pedagógico ou professor efetivo), com aplicação de questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas.
As entrevistas ocorreram durante o mês de novembro de 2009. 71% dos alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, e todos dos que cursam o ensino médio, estudam na rede estadual de ensino. Os turnos da manhã e da tarde há em todas as escolas pesquisadas. Já o turno da noite há em 94% das escolas de Salvador, 86% das de Feira de Santana, 75% em Barreiras e 83% de Jequié e 50% em Canudos.
Já no ensino médio, a média geral de alunos por escola cai para 587 em relação ao ensino fundamental, expressando uma evasão escolar “oculta” entre uma fase do ensino e outra. Em Salvador a média é de 733 alunos por escola do ensino médio, em Feira de Santana é de 432, seguida por Barreiras com 465 alunos, Jequié com 394 e Canudos com 255 alunos.
O índice de Crianças em idade escolar e fora da escola
Salvador= 15%, Feira de Santana= 17%, Barreiras= 18%, Canudos= 19% e Jequié= 28%
Foi observado que quanto menor a classe socioeconômica da família entrevistada, há, na média, mais filhos por família, sendo esse dado significativo nas cidade de Barreiras – média de 6 filhos – e Jequié, com média de 5,2 filhos. O mesmo ocorre com a evasão escolar. Quanto mais pobre, mais crianças em idade escolar longe das carteiras escolares. A evasão escolar é uma triste realidade que assola toda a sociedade brasileira.
Quanto mais para o interior do estado, maior é a evasão escolar, principalmente no ensino médio, onde o(a)s jovens se afastam da escola para trabalhar e ajudar na sobrevivência de sua família.
Salvador =15% , Feira de Santana = 17% , Barreiras =18%, Jequié = 28% e Canudos =19%
Com informações da APLB/Sindicato
Nenhum comentário:
Postar um comentário