Manifestantes marcham nas ruas de Copenhague até o local da reunião da Conferência do Clima
Foto: Reuters
Reduzir Normal Aumentar Imprimir Milhares de manifestantes se reuniram neste sábado perto do Parlamento dinamarquês para pedir à comunidade internacional que aproveite a cúpula sobre a mudança climática, em Copenhague, e chegue a um acordo justo que permita salvar o planeta.
A manifestação, apoiada por mais de 500 organizações de 67 países, vai percorrer 6 km, da praça do Parlamento até o centro de convenções onde acontece a conferência promovida pela ONU, que termina no próximo dia 18.
O protesto faz parte de uma jornada mundial de ações contra a mudança climática e por um acordo mundial.
Os organizadores se prepararam para receber 50 mil pessoas na passeata, que vai acabar com uma série de apresentações musicais e discursos de várias organizações no lado de fora do Bella Center, sede das reuniões.
Sob o lema "Mudança de sistema, não mudança climática", a manifestação começou com vários participantes munidos de cartazes pedindo justiça e fazendo um alerta sobre a importância de o mundo agir.
Milhares de policiais foram mobilizados para acompanhar o protesto principal e outros menores, como a mobilização anunciada no centro da cidade pela organização anticapitalista Never Trust a Cup.
Antes do começo da manifestação, 19 pessoas de diferentes nacionalidades foram detidas por posse ilegal de armas e drogas, informou a polícia dinamarquesa.
COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário