Veja abaixo as verdades sobre dietas, segundo a nutricionista Solange Saavedra.
É possível fazer escolhas saudáveis em redes de fast food Verdade em parte. Mesmo nas redes de fast food, é possível fazer escolhas relativamente saudáveis, já que algumas oferecem grelhados, saladas, sucos, água de coco e frutas. A pessoa deve sempre verificar as informações nutricionais e procurar escolher os pratos menos calóricos, evitando logo de cara as frituras. Comer em fast food também não deve ser um hábito.
Para emagrecer é preciso fazer várias refeições e comer pequenas quantidades ao longo do dia Verdade. O nosso organismo precisa de determinada quantidade de calorias e nutrientes para funcionar bem. Se a pessoa pular refeições durante o dia, estará mais propensa a compensar na refeição seguinte o que deixou de comer. Portanto, uma forma saudável de controlar o quanto se come é justamente comer pequenas quantidades ao longo de dia, divididas em cinco ou seis refeições, sendo três principais (café da manhã, almoço e jantar) e as outras, pequenos lanches intermediários. Assim, a fome é controlada, e o organismo recebe os nutrientes necessários para o dia todo.
Consumir fibras aumenta a saciedade Verdade. Consumir regularmente verduras, legumes, grãos integrais e frutas garante um fornecimento adequado de fibras. A inclusão desses alimentos na dieta facilita o funcionamento intestinal, além de ajudar a prevenir problemas de saúde como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e câncer. Uma dica para garantir a saciedade é consumir a salada antes do prato principal. As verduras, além de ricas em fibras, aumentam o bolo alimentar, o que colabora para reduzir a fome.
Pesar-se o tempo todo pode atrapalhar o emagrecimento Verdade. A balança pode se tornar a inimiga de quem quer perder peso, provocando uma desmotivação para continuar a dieta caso o resultado que a pessoa vê diariamente não seja o que ela está esperando. Por isso, o ideal é se pesar uma vez por semana, de preferência, no mesmo horário. Ou até em períodos mais longos (uma vez por mês).
Comer assistindo TV ou em locais agitados pode induzir a um maior consumo de alimentos Verdade. Esse hábito faz com que a pessoa desvie a sua atenção da comida para outra atividade. O que pode acontecer é que a pessoa acaba comendo mais sem se dar conta. Fazer refeições e lanches em local calmo e próprio para isso faz com que a pessoa preste atenção no que está comendo, no sabor, no aroma e, consequentemente, faz com que coma menos.
É preciso comer vegetais Verdade. Os vegetais, em especial as verduras, são alimentos saudáveis e pouco calóricos. Eles devem ocupar grande parte da refeição. Porém, sem exagerar no tempero nem na quantidade de óleo, para não aumentar as calorias da dieta.
Verdade. O sal não contém calorias, mas o excesso de sódio pode provocar inchaços no corpo (retenção de líquidos). Atenção: perder água não vale como perda de peso. Emagrecer está ligado à redução de gordura.
Para perder peso, é preciso cortar os doces Verdade.
É difícil, principalmente para as mulheres, abrir mão do consumo de doces e chocolates. Mas é uma atitude necessária, em especial no início da dieta. Às vezes um simples docinho pode conter as calorias de toda uma refeição. Mas se ficar sem doce provocar sofrimento, é indicado comer um pedaço pequeno. Mas só de vez em quando.
Homens emagrecem mais rápido que mulheres Verdade.
Existem diferenças morfológicas e hormonais entre o corpo masculino e o feminino. O homem produz o hormônio testosterona, que acelera a queima de calorias, e a mulher produz o hormônio estrógeno, que facilita o acúmulo de gordura. Daí ser mais difícil para a mulher perder peso. Difícil, mas não impossível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário